O que é um caule simpodial?
O que é um caule simpodial?
O caule é o órgão da planta que sustenta as folhas e estruturas de reprodução e estabelece o contato desses órgãos com as raízes. ... A dominância das gemas laterais em relação à apical vai proporcionar ao vegetal um crescimento denominado simpodial, onde é muito comum a presença de ramificações.
O que é um caule Monopodial?
MONOPODIAL: Crescimento do caule se dá pela atividade de uma única gema Apical, que persiste ao longo da vida da planta. Caule subterrâneo, simpodial ou não, armazena substâncias, nós visíveis e catáfilos escamiformes.
Qual a origem do sistema Caulinar?
As raízes surgiram, na evolução, a partir das pteridófitas. ... b- Origem: O embrião (esporófito jovem) é formado por um eixo caulinar (hipocótilo-epicótilo), uma ou duas folhas embrionárias (cotilédones) e por uma raiz embrionária (radícula).
O que são caules volúveis?
Os caules chamados de trepadores ou volúveis são estruturas finas e longas que crescem enroladas nos mais variados tipos de suporte, como chuchu, jasmins e heras. ... Os caules classificados como eretos são aqueles que crescem perpendicularmente ao chão. Os troncos são um tipo de caule aéreo.
Qual a diferença do sistema caulinar Monopodial e Simpodial?
· SISTEMA MONOPODIAL: o crescimento ocorre por uma única gema apical, que persiste por toda a vida da planta. ... · SISTEMA SIMPODIAL: várias gemas participam consecutivamente da formação de cada eixo, seja porque a gema apical perdeu a dominância ou deixou de ser ativa.