O que é silagem e qual sua importância?

O que é silagem e qual sua importância?

O que é silagem e qual sua importância?

A silagem é uma saída bastante utilizada para alimentar o gado quando a disponibilidade das pastagens é baixa. O valor nutritivo da silagem vai depender principalmente da forrageira utilizada.

Porque a silagem é importante?

- Aumenta a produtividade do gado, assegurando o fornecimento de forragem, especialmente durante o período de estiagem em áreas secas e no inverno em áreas frias. A produção de silagem envolve o fator “3Ss” – fator SOLO, fator SILO, fator SILAGEM.

Qual a importância da silagem para produção animal?

A importância da silagem de milho e de sorgo para a alimentação do gado. No período de seca, época em que costuma faltar capim, a silagem é uma importante fonte de alimento para rebanhos bovinos criados a pasto. ... Além disso, a silagem de milho e de sorgo apresenta um bom valor energético e é bem aceita pelo gado.

Quais os cuidados que devemos ter com a silagem e com feno e por quê?

Em relação ao feno e pré-secado, a silagem tem uma estrutura operacional de colheita normalmente menor. Não é necessário enleirador/esparramador, nem uma enfardadeira após o processo de corte. Além disso, a janela de corte e teor de umidade do material também é um pouco mais flexível na silagem.

Como fornecer silagem?

Colheita e picagem A etapa de colheita é primordial para garantir uma silagem de alta produção de massa e alta qualidade nutricional. A observação através da linha de leite ainda é muito utilizada a campo e acertar o ponto de corte do híbrido, no ponto ideal a planta deve ter um teor de matéria seca entre 35% a 40%.

O que é melhor para silagem?

O milho e o sorgo têm sido os alimentos mais utilizados para produção de silagem devido à facilidade de cultivo e alta qualidade da silagem, que dispensa o uso de aditivos para fermentação.

Quais as vantagens proporcionadas pela produção de silagem?

Vantagens da silagem

  • Produção de 30% a 50% mais de nutrientes em comparação à produção de grãos.
  • Manutenção do valor nutritivo, quando ensilado adequadamente.
  • Liberação de área mais cedo, para uso de safrinha ou formação de pastagem.
  • Requer menos espaço de armazenagem, por unidade de matéria seca, do que a fenação.

Quais as vantagens proporcionadas pela produção da silagem?

Outras vantagens do uso do trigo para produção de silagem são: - É possível fazer corte direto, ou seja, em apenas uma operação faz-se o corte, a picagem, transporte e compactação; - Rusticidade em comparação a outras culturas usadas no sul do Brasil, como a cevada.

Qual a principal função da silagem?

  • A principal função da silagem é produzir alimentos para animais (principalmente ruminantes: mamíferos herbívoros) quando há escassez de alimentos nas estações mais secas do ano.

Quais são os principais silos para silagem?

  • Confira a seguir alguns dos principais silos: O silo trincheira é o mais utilizado para silagem, pois permite que ocorra uma boa compactação, possui baixo custo em sua construção, além de ser simples de manusear.

Como é feita a conservação através da silagem?

  • Neste método de conservação através da silagem é levada a cabo uma série de diferentes processos de fermentação. Como por exemplo a fermentação acética, onde certas bactérias coliformes produzem ácido acético a partir de ácido láctico. Tal atividade requer uma temperatura de 18 a 25 ºC onde são desenvolvidas em células vegetais.

Qual a silagem mais barata no Brasil?

  • – Silagem de Milho: A mais utilizada no país e reconhecida pelo seu alto valor nutricional. – Silagem de Sorgo: Esse tipo de silagem é mais barata do que a do milho, porém, seu valor nutricional é baixo. – Silagem de Capim: Vem tornando-se a silagem mais comum no Brasil, pois é considerada a lavoura mais barata para produção.

Postagens relacionadas: