O que são os sintomas positivos em esquizofrenia?
Índice
- O que são os sintomas positivos em esquizofrenia?
- O que são os sintomas positivos e negativos da esquizofrenia?
- Quais são os sintomas negativos?
- Qual o prognóstico dos sintomas negativos?
- Por que as medicações são eficazes quando o paciente apresenta sintomas negativos?
- Como os pacientes podem manifestar esse sintoma?
O que são os sintomas positivos em esquizofrenia?
Sintomas positivos da esquizofrenia Alucinações. Delírios. Pensamentos desordenados (modos de pensar incomuns ou disfuncionais) Distúrbios do movimento (movimentos do corpo agitado)
O que são os sintomas positivos e negativos da esquizofrenia?
Quanto à sua classificação, os sintomas podem ser divididos em sintomas negativos, que correspondem uma perda ou diminuição das funções normais, e sintomas positivos, que acrescentam ou adicionam algo a essas funções.
Quais são os sintomas negativos?
- Podemos incluir aqui as alucinações, delírios ou alterações motoras. Estes são sintomas raros que chamam bastante a atenção. Por outro lado, os sintomas negativos são aqueles que passam despercebidos por não serem tão extravagantes ou marcantes, mas têm um prognóstico pior.
Qual o prognóstico dos sintomas negativos?
- Por outro lado, os sintomas negativos são aqueles que passam despercebidos por não serem tão extravagantes ou marcantes, mas têm um prognóstico pior. Aqueles pacientes com sintomas negativos tendem a estar em maior risco de cronicidade, suicídio ou abuso de substâncias.
Por que as medicações são eficazes quando o paciente apresenta sintomas negativos?
- O problema é que as medicações são eficazes quando o paciente apresenta sintomas positivos, pois atuam bloqueando os receptores dopaminérgicos D2 e inibindo a sua atividade, o que atenua alucinações e/ou delírios. Por outro lado, os medicamentos não só não melhoram os sintomas negativos, mas em alguns casos podem piorá-los.
Como os pacientes podem manifestar esse sintoma?
- Os pacientes esquizofrênicos podem manifestar esse sintoma em relação às roupas; podem vestir um casaco de veludo cotelê no meio do verão. Também em relação ao comportamento social e sexual: se masturbar em público, falar sozinho na rua em voz alta, comportamento agressivo e agitado, ou comportamentos repetitivos.