O que é piscicultura super intensiva?
Índice
- O que é piscicultura super intensiva?
- São considerados sistemas super intensivos na piscicultura?
- Qual o tipo de sistema de criação de peixe mais utilizado?
- Quais as principais vantagens da utilização de aeradores na piscicultura intensiva?
- O que caracteriza um sistema de cultivo Semi-intensivo?
- Qual a produtividade do sistema Super-intensivo?
- Como funciona o sistema intensivo?
- Qual o tipo de criação do sistema intensivo?
- Quais são os benefícios do superintensivo?
O que é piscicultura super intensiva?
Caracterizado pelo uso de rações balanceadas na alimentação dos peixes, em virtude das densidades de estocagem bastante altas, o que torna os alimentos naturais insuficientes, embora estejam presentes na cultura e possam mesmo ser incrementados através de fertilizantes.
São considerados sistemas super intensivos na piscicultura?
Se você quer empreender na piscicultura deve saber que são vários os sistemas utilizados para produção de peixes, desde os mais simples, denominados extensivos, até os mais produtivos, conhecidos como superintensivos.
Qual o tipo de sistema de criação de peixe mais utilizado?
O Monocultivo e o Policultivo são os tipos mais utilizados no sistema de criação Extensivo.
Quais as principais vantagens da utilização de aeradores na piscicultura intensiva?
Um aerador é capaz de misturar a água da camada superior (mais quente) com a do fundo (mais fria), o que reduz a temperatura em todo o sistema. Consequentemente, a redução na temperatura aumenta a afinidade do oxigênio com a água, promovendo o crescimento ideal dos peixes e a saúde geral do ambiente aquático.
O que caracteriza um sistema de cultivo Semi-intensivo?
É considerado o mais utilizado atualmente, caracteriza-se principalmente pela maximização da produção, utilizando como principal fonte a alimentação natural do próprio viveiro (fitoplâncton, zooplâncton, bentos e macrófitas) complementada com ração comercial.
Qual a produtividade do sistema Super-intensivo?
- As fases de criação dos peixes como recria e engorda são bem definidas e a produtividade anual desse sistema pode chegar a 10.000 kg / há. Bem parecido com o sistema Intensivo, o sistema Super-Intensivo conta com uma densidade de estocagem ainda maior. A criação de peixes é feita em tanques-rede, tanques circulares e sistema de raceways.
Como funciona o sistema intensivo?
- O sistema Intensivo possui alta renovação de água e um sistema de manejo. O controle da oxigenação da água é feito por meio de aeradores de diversos tipos. A tipo de criação no sistema Intensivo é somente o Monocultivo, utilizando espécies que são mais tolerantes a altas densidades de estocagem e mudanças climáticas.
Qual o tipo de criação do sistema intensivo?
- A tipo de criação no sistema Intensivo é somente o Monocultivo, utilizando espécies que são mais tolerantes a altas densidades de estocagem e mudanças climáticas. As fases de criação dos peixes como recria e engorda são bem definidas e a produtividade anual desse sistema pode chegar a 10.000 kg / há.
Quais são os benefícios do superintensivo?
- Comparado com os demais sistemas de produção, o superintensivo apresenta maior custo de implantação, porém permite obter produtividades bem maiores. Aqui, a exemplo do que é feito no sistema intensivo, é muito importante fazer um acompanhamento adequado da alimentação dos peixes e da qualidade da água para evitar queda de produtividade.