Qual a função de um sistema de aterramento?
Índice
- Qual a função de um sistema de aterramento?
- Quais os tipos de sistema de aterramento?
- O que é um sistema de aterramento elétrico?
- Quais são os tipos de aterramento?
- Qual a classificação dos sistemas de aterramento?
- Qual o significado do aterramento elétrico?
- Qual a importância de ter um sistema adequado de aterramento?
Qual a função de um sistema de aterramento?
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
Quais os tipos de sistema de aterramento?
Tipos de aterramento
- Sistema TN.
- Sistema TN-S.
- Sistema TN-C.
- Sistema TN-C-S.
- Sistema TT.
- Sistema IT.
O que é um sistema de aterramento elétrico?
O sistema de aterramento elétrico é utilizado nos mais variados tipos de instalações para evitar que ocorram desequilíbrios na tensão elétrica da rede, fugas de energia, que afetam o equilíbrio das fases na rede externa, e a ocorrência de choques elétricos.
Quais são os tipos de aterramento?
- Aqui você irá aprender quais são esses tipos de aterramento, quando são usados e suas aplicações. Vamos lá pessoal! Todos os sistemas de aterramento devem seguir a norma NBR – 5410, o não cumprimento dos itens contidos na norma pode colocar em risco os usuários e equipamentos além de poder ocorrer o mau funcionamento do circuito.
Qual a classificação dos sistemas de aterramento?
- Segundo a norma NBR 5410 na subseção 4.2.2.2, na classificação dos sistemas de aterramento podem ser melhor compreendidas essas simbologias da seguinte forma.
Qual o significado do aterramento elétrico?
- O aterramento elétrico, significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja zero.
Qual a importância de ter um sistema adequado de aterramento?
- Muitas instalações residenciais no Brasil não possuem um sistema adequado de aterramento, mesmo sendo obrigatório de acordo com as normas de instalações elétricas, é importante que você saiba a importância de ter um esquema de aterramento nas instalações.