O que é Hiperimunização?
Índice
- O que é Hiperimunização?
- Como soros e vacinas atuam no organismo humano?
- Como a vacina e o soro agem no organismo?
- Como é feito e como age o soro antiofídico?
- O que é a soroterapia?
- Como é feito o soro para picada de animais peçonhentos?
- Quais são os tipos de soro antiofídico?
- Qual a contraindicação do soro anticrotálico?
- Por que os soros são feitos no Brasil?
- Quando o soro já está pronto?
O que é Hiperimunização?
A hiperimunização para a obtenção do soro é realizada em cavalos desde o começo do século porque são animais de grande porte. Assim, produzem uma volumosa quantidade de plasma com anticorpos para o processamento industrial de soro para atender à demanda nacional, sem que os animais sejam prejudicados no processo.
Como soros e vacinas atuam no organismo humano?
Tanto o soro quanto a vacina atuam na prevenção de doenças. O soro já contém os anticorpos necessários para impedir que um microrganismo ou suas toxinas que estão presentes em nosso organismo causem a doença. Já a vacina induz o sistema imune a produzir anticorpos e células de defesa para combater a doença.
Como a vacina e o soro agem no organismo?
O que as vacinas fazem é se passarem por agentes infecciosos de forma a estimular a produção de nossas defesas, por meio de anticorpos específicos contra o “inimigo”. Assim, elas ensinam o nosso organismo a se defender de forma eficaz.
Como é feito e como age o soro antiofídico?
O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) .
O que é a soroterapia?
As chamadas soroterapias, esse tratamento “na veia”, consiste na administração de vários nutrientes por via endovenosa. Esses nutrientes podem ser desde vitaminas, oligoelementos, sais minerais, até aminoácidos, antihomotóxicos, antioxidantes.
Como é feito o soro para picada de animais peçonhentos?
A produção do soro antipeçonhento começa com a retirada do veneno dos animais peçonhentos, como serpentes, aranhas, escorpiões e taturanas. Depois de retirado, o veneno é liofilizado, ou seja, retira-se toda a água dele, para o seu armazenamento em um freezer.
Quais são os tipos de soro antiofídico?
- Existem diferentes tipos de soro antiofídico, que são fabricados a partir do veneno de diferentes serpentes. Sendo assim, é importante capturar a serpente ou descrevê-la ao médico no momento da aplicação do soro para que o profissional consiga escolher o produto adequado para aquela determinada espécie.
Qual a contraindicação do soro anticrotálico?
- As contraindicações praticamente não existem, porém a aplicação do soro anticrotálico deve ser feita em condições de estrita observação médica pelo risco de reações. O soro anticrotálico não é contraindicado na gravidez, mas o médico deve ser informado sobre essa condição.
Por que os soros são feitos no Brasil?
- No país, os soros são feitos pelo Instituto Butantan, em São Paulo, pela Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais, e pelo Instituto Vital Brazil, no Rio de Janeiro. Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde e oferecida gratuitamente em hospitais e postos de saúde de todo o Brasil. 1.
Quando o soro já está pronto?
- Aí o soro já está pronto. Quando uma pessoa é picada por um cobra peçonhenta, precisa receber a substância salvadora o mais rápido possível. No organismo da vítima, os anticorpos do soro se misturam com o veneno, neutralizando sua ação pouco a pouco.