Qual a finalidade do sorgo Granifero?

Qual a finalidade do sorgo Granifero?

Qual a finalidade do sorgo Granifero?

O sorgo granífero pode ser utilizado: a) Na Alimentação humana Em muitos países da África e Ásia constitui alimento importante para a popu- lação, sendo utilizado basicamente na forma de farinha. Algumas tentativas de introdução deste hábito alimentar no Brasil tem sido efetuadas no Nordeste.

O que produz com sorgo?

O cereal é um componente importante do mix de insumos energéticos que entram na composição de rações para aves, suínos, bovinos, no segmento de pet food e recentemente na produção do bioetanol. É praticamente uma exigência do mercado que a indústria de alimentação animal dê preferência a grãos de sorgo sem tanino.

Quais as possíveis formas de utilização do sorgo?

Alimentação bovina: o sorgo pode ser usado em todas as categorias de bovinos, desde bezerros a bovinos adultos, seja em confinamento ou em regime de pastejo. Ração para animais de estimação: o sorgo não contém micotoxinas, é bem digerido por cães e gatos e, por isso, pode ser utilizado em rações.

Qual é a importância do sorgo?

Em países da África, Ásia e América Central, o sorgo é amplamente usado na forma de farinhas, para a dieta alimentar humana. Também tem importância energética como ingrediente da alimentação animal nos Estados Unidos, na Austrália e na América do Sul. Além disso, o sorgo é um componente da produção de bioetanol.

Qual a origem do sorgo sua importância e como é sua aparência?

O sorgo teve origem na África e na parte central da Ásia, também conhecido como milho-zaburro no Brasil, tem aparência semelhante a cana-de-açúcar.

É comum ocorrer o perfilhamento nas plantas de sorgo?

O sorgo geralmente produz mais perfilhos em dias curtos e a temperaturas do ar mais baixas. Os perfilhos naturalmente são mais sensíveis ao déficit hídrico que a planta mãe. Acredita-se que quanto maior a disponibilidade de fotoassimilados de reserva na planta maior será o grau de perfilhamento.

Quais são os tipos de sorgo?

  • Basicamente, existem quatro tipos de sorgo – granífero, sacarino, vassoura e forrageiro. Sorgo granífero é um tipo de sorgo de porte baixo, altura de planta até 170cm, que produz na extremidade superior, uma panícula (cacho) compacta de grãos. Nesse tipo de sorgo o produto principal é o grão.

Quais são os tipos de sorgo forrageiro?

  • O primeiro grupo inclui tipos de porte baixo adaptados à colheita mecânica. O segundo grupo inclui tipos de porte alto apropriados para confecção de silagem e/ou como alternativa para produção de açúcar e álcool. O sorgo forrageiro é utilizado principalmente para pastejo, complemento alimentar para gado, fenação e cobertura morta.

Qual a vantagem do plantio do sorgo?

  • O plantio do sorgo por si só carrega uma série de vantagens que podem pesar positivamente na decisão de um agricultor de plantar ou não o cereal. Algumas pessoas argumentam ter receio de plantar sorgo granífero, por ter medo de não encontrar compradores. Entretanto, não se preocupe, pois o cereal é hoje bastante aceito.

Qual é a cultura do sorgo?

  • Sorgo: Aprenda um pouco as Características dessa Cultura! O sorgo é o quinto cereal mais produzido no mundo, depois do trigo, arroz, milho e cevada. E nos últimos anos, a cultura tem tomado lugar de destaque no Brasil, principalmente no período da safrinha.

Postagens relacionadas: