Como funciona o frete subcontratado?
Índice
- Como funciona o frete subcontratado?
- O que é contra CTe?
- Como lançar CTe de subcontratação?
- Como funciona o contra frete?
- Quem paga o imposto do CTe?
- É obrigatório emitir CT e de subcontratação?
- Quando usar o CFOP 6360?
- Quando ocorre a subcontratação?
- Qual a diferença entre contratante e subcontratado?
- Como ocorre a subcontratação de serviço de transporte?
- Qual a obrigatoriedade do CT-e de subcontratação?
Como funciona o frete subcontratado?
A subcontratação de frete acontece quando uma transportadora “terceiriza o transporte”, ou seja, quando ela é contratada para realizar o serviço, mas resolve não utilizar recursos próprios e contrata uma outra transportadora para isso.
O que é contra CTe?
CT-e de subcontratação (ou contra CT-e) ... Mesmo não sendo obrigada a emitir um CT-e, geralmente a transportadora que é subcontratada opta pela emissão de um CT-e de subcontratação, logo após o fim da viagem, para poder justificar sua receita e cobrar seu serviço.
Como lançar CTe de subcontratação?
Como emitir CTe de Subcontratação? Quando uma transportadora contratada para o transporte resolve contratar outra empresa para realizar o serviço, desde a origem até o destino, temos uma subcontratação. Neste caso, um CTe de subcontratação deverá ser emitido pela transportadora responsável pelo trajeto completo.
Como funciona o contra frete?
O CTe de subcontratação, também conhecido como “Contra CTe” é o documento comumente emitido pela transportadora subcontratada para cobrar o frete da transportadora que a subcontratou.
Quem paga o imposto do CTe?
No tocante ao recolhimento do imposto, a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS recai à transportadora contratante, cujo valor deve ser destacado nos CTes por ela emitido.
É obrigatório emitir CT e de subcontratação?
CTe Normal: é obrigatório e deve ser emitido pela transportadora subcontratante. Nele, há recolhimento de impostos como o ICMS e deve ser informado que o serviço será realizado por outra transportadora.
Quando usar o CFOP 6360?
CFOP 6360 Prestação de serviço de transporte a contribuinte substituto em relação ao serviço de transporte
- 6000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS.
- 6350 - PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE.
Quando ocorre a subcontratação?
- Antes de tudo, é preciso saber que a subcontratação ocorre quando o prestador de serviço (contratante) opta por não realizar o serviço com veículo próprio e contrata outra transportadora, cooperativa ou autônomo (subcontratado) para a realização do frete.
Qual a diferença entre contratante e subcontratado?
- A operação de subcontratação é realizada inteiramente pelo subcontratado, e a de redespacho é realizada parte pelo contratante e parte pelo contratado. Essa diferença será sentida quando da análise da responsabilidade pelo recolhimento do tributo, bem como do cumprimento das obrigações acessórias. 3. CONTRATANTE, CONTRATADO E SUBCONTRATADO
Como ocorre a subcontratação de serviço de transporte?
- Na subcontratação de serviço de transporte, pois, existem duas relações jurídicas contratuais distintas que resultam na realização de um único transporte. Analisando a operação, tem-se que a relação inicial é entre o tomador do serviço de transporte e o prestador que se compromete a efetuar o transporte.
Qual a obrigatoriedade do CT-e de subcontratação?
- A obrigatoriedade da emissão do CT-e de subcontratação varia a cada estado. É importante consultar a legislação do seu estado. Já o CT-e normal é obrigatório também na subcontratação, pois ele é quem irá cobrir esse transporte. O que achou da matéria?