Que é a síndrome de overtraining?
Índice
- Que é a síndrome de overtraining?
- Quais são os efeitos do overtraining?
- O que fazer em caso de overtraining?
- O que tomar para overtraining?
- Quais são os sintomas do overtraining?
- Qual é a tradução de overtraining?
- Qual é a síndrome do sobretreinamento?
- Quais são os nutrientes essenciais para o overtraining?
Que é a síndrome de overtraining?
A SÍNDROME DE OVERTRAINING tem sido um fenômeno cada vez mais observado entre atletas de elite, sendo caracterizada por um excesso de treinamento capaz de promover diferentes sintomas indesejáveis, sendo a diminuição de desempenho o principal deles (1).
Quais são os efeitos do overtraining?
Segundo o preparador físico Manuel Lago, o overtraining tem uma incidência maior em corredores de média e longa distância e implica em problemas das mais diversas ordens, como insônia, lesões agudas e crônicas, o sistema hormonal se desequilibra, irritabilidade, diminuição da performance e alteração da pressão arterial ...
O que fazer em caso de overtraining?
A recuperação ativa e passiva é o melhor tratamento para o overtraining. Deitar a descansar faz parte do processo de tratamento, assim como também praticar outras atividades físicas, como natação, pequenos jogos, corridas degenerativas, entre outros.
O que tomar para overtraining?
É importante ter uma alimentação equilibrada, ingerindo uma variedade de alimentos (ricos em vitaminas, proteínas, minerais, etc.) que irão ajudar na recuperação do sistema imunológico e favorecer a recuperação. Por fim, a suplementação poderá ser utilizada em alguns casos (ómega 3 e glutamina por exemplo).
Quais são os sintomas do overtraining?
- Sintomas do overtraining – esse é o maior problema do overtraining, alguns sintomas se confundem com os do treino normal. O principal é a fadiga, mas outros também ocorrem como diminuição do desempenho físico, da força muscular, do glicogênio muscular, da coordenação, da testosterona e do sistema imunológico favorecendo infecções e doenças.
Qual é a tradução de overtraining?
- A tradução literal de overtraining é “treinamento exagerado” e este termo resume bem do que se trata. Também conhecida como Síndrome do Excesso de Treinamento, então, de forma mais específica, consiste na exigência do corpo sem a permissão de recuperação adequada entre um treino e outro.
Qual é a síndrome do sobretreinamento?
- Hoje o tema é a Síndrome do Sobretreinamento (famoso Overtraining), muito comum em atletas e pessoas fisicamente ativas, mas o que é o Overtraining? Essa síndrome do sobretreinamento é um tipo de fadiga patológica, que provoca diminuição no rendimento e na resposta do treinamento.
Quais são os nutrientes essenciais para o overtraining?
- Carboidratos complexos, proteínas de alto valor biológico e micronutrientes são fundamentais para evitar o overtraining. As proteínas e carboidratos, geralmente não são problemas para quem treina sério, já os micronutrientes (vitaminas e minerais), são o calcanhar de Aquiles de grande parte dos praticantes de musculação.