O que é Síndrome da medula?
O que é Síndrome da medula?
A síndrome da medula presa (do inglês "the tethered spinal cord") anti- gamente denominada síndrome do filum terminale é doença congênita, do grupo dos disrafismos espinhais, associada em todos os casos a espinha bífida, carac- terizada por espessamento e encurtamento do filum terminale que impede a ascenção da medula ...
O que é síndrome medular anterior?
Síndrome Medular Anterior Ocorre a perda das funções motoras e sensações de dor e temperatura abaixo no nível da lesão, com preservação da propriocepção, cinestesia e sensações vibratórias.
O que vem a ser mielodisplasia?
Mielodisplasia ou Síndrome Mielodisplásica acontece quando as células localizadas na medula óssea começam a apresentar problemas em sua produção e em seu amadurecimento, ocasionando uma superpovoação de células jovens.
Quais são as síndromes medulares?
- Síndromes medulares podem ocorrer em qualquer nível da medula espinhal, produzindo sintomas a partir da área danificada para baixo. Essas síndromes também são frequentemente classificadas como traumáticas (devido a trauma) ou mielopatias (anormalidades da medula óssea que não são causadas por trauma).
Qual a causa da síndrome da compressão medular?
- A Síndrome da Compressão Medular (SCM) é uma emergência oncológica que ocorre por invasão direta da medula e ou seus nervos por neoplasia primária localmente avançada ou por metástases (figura 1.0). 1,2 A gravidade do caso se dá, entre outros fatores, pela velocidade da invasão que influencia a sua expressão clínica.
Como afeta a síndrome da medula espinhal?
- A síndrome afeta predominantemente mais homens do que mulheres, de modo semelhante às outras lesões da medula espinhal.
Por que a síndrome é caracterizada?
- A síndrome é caracterizada por déficit motor desproporcionalmente maior nas extremidades superiores do que nas extremidades inferiores, disfunções da bexiga urinária (retenção urinária) e diferentes graus de perda sensorial abaixo do nível da lesão.