Qual a diferença entre síndrome nefrítica é síndrome nefrótica?
Índice
Qual a diferença entre síndrome nefrítica é síndrome nefrótica?
Clinicamente, o edema da síndrome nefrótica é mais acentuado que o edema presente na nefrítica, acometendo inclusive a face, caracterizando a fácies renal. A urina pode se apresentar espumosa, devido ao excesso de proteínas.
O que é síndrome Nefretica?
A síndrome nefrítica é definida pela hematuria, graus variáveis de proteinuria, normalmente hemácias disformes e, no geral, cilindros hemáticos no exame microscópico do sedimento urinário. Em geral, ≥ 1 elementos a seguir estão presentes: edema, hipertensão, elevação da creatinina sérica e oliguria.
Quais são as causas da síndrome nefrótica?
- As causas secundárias podem envolver outras partes do corpo. Os distúrbios mais comuns causando a síndrome nefrótica são diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico (lúpus) e certas infecções virais. A síndrome nefrótica também pode resultar de inflamação do rim ( glomerulonefrite ).
Como a síndrome nefrótica aumenta o risco de trombose?
- A síndrome nefrótica aumenta o risco de trombose, por perda urinária de proteínas reguladoras da coagulação. Oligúria e insuficiência renal aguda (urinar muito pouco). É secundária à hipovolemia.
Por que a excreção de proteína excessiva pode causar síndrome nefrótica?
- A excreção de proteína excessiva tipicamente leva ao acúmulo de líquido no corpo (edema) e níveis baixos de albumina de proteína e altos níveis de gorduras no sangue. Os medicamentos e distúrbios que lesionam os rins podem causar síndrome nefrótica. As pessoas se sentem cansadas e apresentam inchaço (edema) do tecido.
Qual a causa da nefropatia mínima?
- Nas crianças, a nefropatia por lesão mínima costuma ser uma doença idiopática e primária do rim, ou seja, ela só acomete o rim e não há uma causa conhecida para o seu surgimento.