O que é série de Plaquetaria?
O que é série de Plaquetaria?
As plaquetas ou trombócitos constitui-se em elementos sanguíneos circulantes que provêm do citoplasma megacariócito (VERRASTRO, 1998). São formadas no sistema hematopoiético da medula óssea e a principal função é a participação fundamental na fase inicial do processo fisiológico de hemostasia.
Como aparece As plaquetas no exame de sangue?
Normalmente o aumento no número de plaquetas não causa sintomas, sendo percebido a partir da realização do hemograma, que é o exame de sangue que avalia a quantidade e características das células sanguíneas.
Quais são as plaquetas?
- As plaquetas correspondem aos fragmentos citoplasmáticos dos megacariócitos, que são produzidos na medula óssea, a partir de uma célula-tronco de linhagem megacoriocítica. Possuem a forma de pequenos discos, de 2 a 4 micrômetros e volume de 5 a 7 fL, basofílicos com grânulos azurofílicos, possuindo meia-vida de aproximadamente 8 a 10 dias.
Qual é a avaliação do tamanho das plaquetas?
- A avaliação do tamanho das plaquetas é feita por meio da observação do esfregaço sanguíneo no microscópio e do resultado do hemograma, em que deve constar a quantidade e o volume de plaquetas.
Quando são destruídas as plaquetas?
- As plaquetas são destruídas após 5 dias no baço. Quando o baço de um indivíduo está danificado pode haver um número elevado de plaquetas, assim como, quando o baço está com atividade aumentada, pode haver uma queda no número de plaquetas.
Qual a quantidade de plaquetas circulantes?
- A avaliação das plaquetas é feita tanto de forma quantitativa quanto qualitativa. Ou seja, é verificada tanto a quantidade de plaquetas circulantes, cujo valor normal é entre 150000 plaquetas/ µL, podendo variar entre laboratórios, quanto as características das plaquetas.