O que é o processo de replicação viral?
Índice
- O que é o processo de replicação viral?
- O que é progênie viral?
- O que significa RNA negativo?
- O que é Ressortimento?
- O que significa excreção viral?
- Como funciona a fixação viral?
- Qual o ambiente adequado para a síntese dos vírus?
- Por que o pró-vírus é chamado de pró-viral?
- Por que os vírus são constituídos por células?
O que é o processo de replicação viral?
A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).
O que é progênie viral?
Uma vez que a replicação é concluída e a célula hospedeira está esgotada todos os recursos na tomada de progênie viral, o vírus pode começar a sair da célula através de vários métodos.
O que significa RNA negativo?
Outra característica desse tipo de RNA é a presença da enzima replicase (RNA polimerase), a qual acompanha o vírus ou é produzida pela célula infectada, quando então a produção de uma molécula de RNA negativo (RNA-) ocorre a partir da molécula de RNA+, típica do vírus.
O que é Ressortimento?
Ressortimento é um tipo de recombinação não clássica. Existe uma vacina chamada Flumist (LAIV, aprovada em Junho de 2003) para o vírus da influenza que envolve alguns dos princípios discutidos acima.
O que significa excreção viral?
O que é eliminação / excreção viral prolongada? Quando você está doente com um vírus, as células em seu corpo que hospedam a infecção liberam partículas de vírus infecciosas, que você então espalha para o ambiente. Este processo é denominado eliminação viral.
Como funciona a fixação viral?
- A fixação se dá via interações iônicas que são independentes de temperatura. As proteínas de fixação virais reconhecem receptores específicos, que podem ser proteínas, carboidrados ou lipídios, na parte externa da célula. Células sem os receptores apropriados não são susceptíveis ao virus.
Qual o ambiente adequado para a síntese dos vírus?
- Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral. Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração e morte.
Por que o pró-vírus é chamado de pró-viral?
- Esse novo DNA é denominado pró-vírus. O pró-vírus migra para o núcleo da célula hospedeira, onde o seu DNA é armazenado. A seguir, outra enzima viral, denominada integrase, integra o DNA pró-viral ao DNA da célula. Os genes virais integrados permanecem inativos ou orientam a célula hospedeira a produzir mais HIV.
Por que os vírus são constituídos por células?
- Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação. Alguns vírus possuem enzimas. Por exemplo o HIV tem a enzima Transcriptase reversa que faz com que o processo de Transcrição reversa seja realizado (formação de DNA a partir do RNA viral). Esse processo de se formar DNA a partir de RNA viral é denominado ...