O que causa a síndrome do choque tóxico?

O que causa a síndrome do choque tóxico?

O que causa a síndrome do choque tóxico?

O que causa a síndrome do choque tóxico é a infecção pela bactéria Staphylococcus aureus ou Streptococcus pyogenes. Elas podem estar associadas, principalmente a infecções de pele como a erisipela e a celulite bacteriana, uso de absorventes internos, e complicação de cirurgias.

Como define se um caso de síndrome do choque tóxico?

A síndrome de choque tóxico é um grupo de sintomas graves e rapidamente progressivos que inclui febre, erupção cutânea, pressão arterial perigosamente baixa e insuficiência de vários órgãos.

O que o absorvente pode causar?

Um estudo calculou uma estimativa 0,7% de erupções cutâneas decorrentes de alergia a um adesivo presente em absorventes. Além da dermatite causada pelos componentes do próprio absorvente descartável, o atrito causado pelo uso de um absorvente tem o potencial de irritar a pele sensível e causar erupções cutâneas.

Que bactérias estão relacionadas à síndrome do choque tóxico?

  • As bactérias relacionadas à síndrome do choque tóxico são a Staphylococcus aureus e o Streptococcus pyogenes. Na maioria das vezes, elas entram em contato com o organismo devido a uma infecção de pele ou pelo uso prolongado de absorvente íntimo. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por que a síndrome do choque tóxico afeta as mulheres?

  • Isso porque a síndrome do choque tóxico não afeta somente as mulheres em idade reprodutiva e pode afetar também homens, mulheres na pós-menopausa, e crianças. Normalmente, nestes casos, ela está associada a infecções de pele - como erisipela e celulite bacteriana - e cirurgias.

Qual a causa do choque tóxico?

  • Os tampões não são o único factor de risco da doença, que afeta mulheres e homens. Feridas, queimaduras e varicela também estão relacionadas. A Síndrome do choque tóxico, também conhecida por TSS (do inglês Toxic Shock Syndrome ), é uma infeção bacteriana rara causada por Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes.

Qual o exame para diagnóstico do choque tóxico?

  • Não existe um exame específico que comprove a presença da síndrome do choque tóxico, por isso o diagnóstico é mais clínico, através dos sintomas e histórico do paciente, e algumas combinações de exames.

Postagens relacionadas: