O que é síndrome do desequilíbrio do idoso?
O que é síndrome do desequilíbrio do idoso?
A Síndrome do Desequilíbrio do Idoso é a terceira mais frequente alteração do equilíbrio corporal nessa faixa etária, e responde por 30% dos casos. As duas primeiras são Insuficiência Vértebro Basilar – IVB (40%) e a alteração metabólica relacionada ao metabolismo de açúcar e colesterol (40%).
O que pode causar desequilíbrio no idoso?
As causas de tontura no idoso são inúmeras e, em geral, envolvem muitos sistemas do organismo. Doenças psiquiátricas (como ansiedade e depressão); cardiovasculares (como arritmias, enxaquecas, infarto); e neurológicas (como Doença de Parkinson e esclerose múltipla) devem ser consideradas.
O que causa desequilíbrio na pessoa?
No entanto, doenças neurológicas também podem provocar a sensação de desequilíbrio. A causa mais comum é a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), caracterizada pelo deslocamento de cristais de cálcio dentro do labirinto, o que causa a sensação de tontura.
O que diminui na terceira idade?
Sendo assim, a massa muscular pode aumentar nos idosos com a prática de exercícios. Com a idade, as pessoas ficam mais propensas a fraturas ósseas. A densidade dos ossos começa a diminuir após os 40 anos e a perda se acelera a partir dos 50. Exercícios ajudam a reduzir o risco de perda óssea e de osteoporose.
Como tratar vertigem em idosos?
Tratamento para tontura no idoso
- Tratar a doença de base;
- Toma de medicamentos para controle dos sintomas vestibulares;
- Consultas periódicas com médico geriatra para evitar excesso de remédios;
- Ter muito cuidado ao se levantar da cama ou cadeira;
- Em casos de défice na visão, ver indicação de lentes ou óculos;