O que significa Síndrome do linfedema Pós-mastectomia?

O que significa Síndrome do linfedema Pós-mastectomia?

O que significa Síndrome do linfedema Pós-mastectomia?

INTRODUÇÃO: O linfedema pós-mastectomia é um quadro patológico crônico e progressivo, que gera déficit no equilíbrio das trocas de líquidos intersticiais, resultante principalmente da dissecção axilar do nódulo, da radioterapia na axila e da quimioterapia.

Como fazer drenagem em linfedema?

A drenagem linfática manual é um tipo de massagem especial com o qual se aumenta a capacidade de transporte da linfa pelo sistema linfático. Não é tratada apenas a região afetada do corpo, mas sim todo o corpo. A massagem começa no pescoço, onde os grandes vasos linfáticos coletores desembocam nas veias subclávias.

Qual a frequência do linfedema pós-mastectomia?

  • A frequência de linfedema pós-mastectomia descrita na literatura varia de 5,5% a 50%, diferença esta que depende de diversos fatores, como o critério de diagnóstico, tipo de cirurgia, uso de radioterapia e fisioterapia pós-operatória. A incidência média no Brasil, fica em torno de 40%.

Quais são os sintomas do linfedema?

  • Sintomas. Os pacientes com linfedema podem apresentar sintomas como: Inchaço indolor que começa nas mãos ou pés e progride em direção ao tronco. Sensação de braços ou pernas pesados. Uso de anéis, relógios e roupas tornam-se difícil devido a que ficam muito apertados. Pele lisa ou brilhante.

Qual o tratamento do Linfedema primário?

  • O tratamento do linfedema primário pode incluir a excisão dos tecidos moles e a reconstrução dos vasos linfáticos, se isso levar a uma melhoria significativa na qualidade de vida. O tratamento do linfedema secundário envolve a possível eliminação de sua causa.

Qual a principal causa do linfedema nos membros superiores?

  • A principal causa do linfedema nos membros superiores pós-cirurgia para o tratamento do câncer é a retirada dos linfonodos axilares (gânglios); alguns fatores como a como a idade, sobrepeso ou obesidade, realização de radioterapia, complicações pós-operatórias, infecção e o nível da radicalidade da técnica cirúrgica são ...

Postagens relacionadas: