Quem descobriu o sítio arqueológico?

Quem descobriu o sítio arqueológico?

Quem descobriu o sítio arqueológico?

Peter Wilhelm Lund Patrimônio Arqueológico - MG. A arqueologia brasileira iniciou-se no território de Minas Gerais, ainda no século XIX, com o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que descobriu os primeiros sítios arqueológicos na região de Lagoa Santa e Matozinhos e é considerado o “Pai da Arqueologia” no Brasil.

Onde fica localizado o sítio arqueológico Santa Elina?

É vasto o potencial do patrimônio arqueológico em Mato Grosso, onde uma Missão Franco Brasileira, que realizou pesquisas durante 20 anos na região, constatou o registro da ocupação humana que data de 25 mil anos, no Sítio Arqueológico Santa Elina, na Serra das Araras, no município de Jangada.

Quais as principais descobertas arqueológicas feitas em São Raimundo Nonato no Piauí?

Lá, descobriu com a sua equipe 1.350 sítios arqueológicos com cerca de 750 pinturas rupestres, a maior concentração do continente americano, e começou uma disputa científica que procura demonstrar que a presença do homem na região é muito mais antiga do que se imaginava anteriormente.

Quais hipóteses podem ser levantadas pelo arqueólogo sobre a presença de restos de animais num sítio arqueológico?

b) Espera-se que os estudantes reconheçam que a presença de restos de animais em sítios arqueológicos pode estar ligada à ocupação humana e levantem hipóteses relacionadas, por exemplo, à caça, à alimentação ou mesmo à domesticação de animais.

Por que não visitar um sítio arqueológico?

  • Algumas coisas juntas, em um mesmo contexto, podem ser associadas pelo arqueólogo, para descobrir, como um detetive, informações sobre o que aconteceu naquele lugar, naquele momento da história. Por isso não devemos mexer ou tirar as coisas do lugar, ao visitar um sítio arqueológico.

Qual o significado do termo “sítio arqueológico”?

  • Apesar da usualidade do termo “sítio arqueológico”, sua definição é complexa, tanto nas referências em pesquisas científicas, como nas atribuições legais. Contudo, o conceito do termo é raramente abordado nos verbetes de sites e livros especializados, reforçando a concepção de consensualidade, a qual não representa a realidade.

Quais são os tipos de sítios arqueológicos?

  • Fazendas, quilombos, igrejas, praças, casarões, castelos,, cemitérios, palácios etc. Estes são tipos de locais que podem ser considerados sítios arqueológicos, desde que este local seja reconhecido pelos arqueólogos como um local de importância histórica e que seja tombado.

Como podemos destruir um sítio arqueológico?

  • Se tentarmos escavar ou explorar um sítio arqueológico sem o conhecimento dos métodos apropriados para essa tarefa, podemos destruir as informações que ele contém. Os sítios arqueológicos são protegidos por lei – a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional.

Postagens relacionadas: