O que era a cobrança da talha *?
O que era a cobrança da talha *?
A talha (taille em francês) foi um imposto francês direto, sendo um dos mais importantes entre o período do século XV e a Revolução Francesa. Também foi o imposto mais rentável para a França na época. O nome, talha, faz referência ao entalhe que era feito em uma madeira quando o tributo era cobrado.
Como a corveia que consistia em?
Entre as principais, podemos destacar a Corveia, que consistia em trabalhar alguns dias por semana na terra do senhor feudal. A Talha consistia em entregar parte da produção para o senhor feudal. A Banalidade consistia em pagar uma taxa para usar equipamentos do feudo.
O que é talha e dízimo?
Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. ... Além da talha, da corvéia e das banalidades, os servos também deviam pagar outras taxas e impostos.
Quais eram os tipos de talha?
- Existiam dois tipos de talha: a talha real, onde a cobrança era feita sobre a terra, e a talha pessoal, onde a cobrança era feita sobre os indivíduos. Isso dependia das províncias onde a talha era cobrada. Na maior parte dos casos, o imposto caia, especialmente, sobre os camponeses, já que a nobreza e o clero eram isentos de pagá-lo.
Qual o significado de talhão?
- Segundo o dicionário online Aulete, talhão é : Porção de terreno entre dois regos ou sulcos destinado a cultivo. Talhão nada mais é do que a unidade mínima de cultivo de uma propriedade que é construído com base em relevo e planejamento de mecanização.
Qual é o nome do vinho de talha?
- Basicamente, o vinho de talha nada mais é do que um vinho feito em ânfora de barro – porém de grandes proporções e com algumas peculiaridades no processo. Crê-se que o nome talha seja uma derivação do latim “tinalia”, ou seja, vaso de grandes dimensões.
Qual a origem do vinho de talha no Alentejo?
- Uma das vinícolas que manteve a tradição até os dias de hoje é a casa José de Sousa em Reguengos de Monsaraz, com sua famosa “adega dos potes”, que hoje é parte da José Maria da Fonseca. Atualmente, há uma denominação de origem específica para esses vinhos no Alentejo. Apesar disso, não existe uma única forma de fazer vinho de talha.