Como saber os taninos do vinho?
Como saber os taninos do vinho?
Taninos maduros dão uma textura aveludada ao vinho, contribuindo para tornar a bebida mais estruturada. Portanto, para identificar a presença de taninos nos vinhos, você precisa prestar atenção na sua língua, bochecha e parte interna dos lábios e perceber a sensação que o vinho causou nela, não somente o gosto.
Qual a classificação dos taninos das uvas?
- Os taninos das uvas são classificados como condensados ou proantocianidinas. A outra classificação a qual eles podem pertencer é denominada taninos hidrolisáveis ou elagitaninos, e correspondem aos que são extraídos da madeira do carvalho.
Onde os taninos se encontram?
- Onde eles se encontram? Os taninos não estão presentes só nas uvas , mas em diversas outras plantas, frutas e sementes. As folhas usadas para fazer chá preto, por exemplo, são praticamente puro tanino, e, se você já tomou uma xícara forte desse chá sem açúcar, sabe bem qual é o gosto da substância!
Como diferenciar os taninos com a acidez do vinho?
- Muitas vezes, confundimos a textura dos taninos com a acidez do vinho, mas, embora a sensação inicial seja bem parecida para as duas características, há um jeito bem simples de diferenciar uma da outra: Já os taninos deixam sua boca com sensação de secura.
Por que os taninos são tão importantes?
- O que são os taninos e por que eles são tão importantes? Quando você lê ou escuta que um vinho é “macio”, tem “taninos equilibrados” e textura “aveludada”, você franze a testa, concorda educadamente e se pergunta, por dentro, se estão mesmo falando de vinho? Esse vocabulário de enólogo pode ser mesmo complicado no primeiro instante.