O que é Selic e taxa Selic qual a sua função é como é calculada?

O que é Selic e taxa Selic qual a sua função é como é calculada?

O que é Selic e taxa Selic qual a sua função é como é calculada?

O que é taxa Selic A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país – sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.

Por que a taxa Selic é importante?

  • Tudo parece, em algum grau, estar relacionado com ela. Na verdade, é isso mesmo. A taxa Selic é tão importante no funcionamento do mercado que merece ser estudada e compreendida nos seus detalhes por quem está interessado em investir.

Como calcular a taxa Selic?

  • Para explicar melhor, pode-se dizer que a taxa Selic calcula a média dia a dia das taxas que um banco cobra um do outro para empréstimos interbancários. Como forma de garantia, os bancos fazem uso dos Títulos Públicos Federais que o governo oferece.

Por que a Selic é “efetiva”?

  • Ela representa o alvo perseguido pela instituição para a Selic “efetiva”. Isso significa que o BC pode usar suas ferramentas – que basicamente são as negociações de títulos públicos – para conduzir a taxa efetiva o mais perto possível da taxa meta. O Copom se reúne a cada 45 dias para decidir que Selic “meta” vai vigorar no próximo mês e meio.

Qual a taxa média de juros em Selic?

  • A taxa média desses negócios, apurada todos os dias, é chamada de Selic “efetiva”. O nome diz tudo: é o percentual de juros que efetivamente está sendo praticado nesse mercado. Mas existe ainda a Selic “meta” – e é provavelmente sobre essa que você costuma ouvir falar com mais frequência no seu dia a dia.

Postagens relacionadas: