Como é definida a taxa Selic?

Como é definida a taxa Selic?

Como é definida a taxa Selic?

A Taxa Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária), ligado ao Banco Central, que se baseia em inúmeros indicadores financeiros do país para chegar a uma taxa. Nessas decisões, a Selic pode tanto se manter estável, sem alterações, quanto aumentar ou diminuir em pontos percentuais.

Como funciona a taxa Selic para empréstimos?

Se a selic é a taxa básica e serve como referência para os juros cobrados no país, podemos afirmar que o aumento ou a diminuição dela afeta diretamente os empréstimos e financiamentos que são oferecidos pelas instituições financeiras. Quando o Copom aumenta a taxa, o custo dos bancos também sobe.

Qual o órgão que define a taxa Selic?

O volume de títulos em circulação regula a quantidade de dinheiro na economia, ajudando a controlar a inflação. A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central define uma meta para a taxa Selic.

Por que a taxa Selic aumenta?

  • Se a Taxa Selic aumenta, os preços de produtos e serviços tendem a baixar ou ficar estáveis, como consequência do controle da inflação, mas os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.

Qual a diferença entre Selic e Selic?

  • Se a Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial. Isto é, com a Selic abaixo de 8,5% (como hoje), a rentabilidade da poupança diminui bastante. Mudanças na Taxa Selic impactam também o CDI, um dos índices de rentabilidade mais usados por investimentos de Renda Fixa.

Por que a Selic serve para investimentos?

  • Na verdade, é isso mesmo. A taxa Selic é tão importante no funcionamento do mercado que merece ser estudada e compreendida nos seus detalhes por quem está interessado em investir. Para tirar todas as dúvidas sobre o que é a Selic, para que ela serve e como influencia os investimentos, InfoMoney preparou este guia completo.

Como é estabelecida a Selic?

  • A Selic é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne dois dias seguidos, num total de 8 anuais para definir os rumos da economia. Em vias de regra,aumentar a taxa básica de juros é um caminho do governo para frear a inflação.

Postagens relacionadas: