O que significa tarja azul?

O que significa tarja azul?

O que significa tarja azul?

A proposta do deputado cria também uma nova categoria de medicamento, a tarja azul, que abrangerá os prescritos por farmacêuticos. Será classificado como tarja azul o remédio tarja vermelha sem retenção de receita que possui, no mínimo, 70% dos critérios estabelecidos para os MIPs.

Quais são os medicamentos de tarja amarela?

Tarja Amarela Representa os medicamentos genéricos e deve conter a letra G e a inscrição “Medicamento Genérico”, na cor azul. Os Genéricos são fármacos que possuem a mesma composição química dos remédios referência e são indicados para tratar os mesmos sintomas.

Para que serve a tarja?

As tarjas são uma classificação visual do grau de risco que um medicamento oferece aos pacientes. Os medicamentos que não têm tarja, significa que estes não apresentam muitos efeitos colaterais sérios, e dispensam, inclusive a necessidade de prescrição médica.

Quais são as tarjas pretas?

  • As tarjas pretas indicam medicamentos que oferecem riscos maiores a saúde do consumidor, essas tarjas envolvem a caixa do medicamento e possui a seguinte escrita: " Venda sob prescrição médica, o abuso deste medicamento pode causar dependência"

Qual a cor da tarja preta?

  • Por isso, a tarja preta vem com a inscrição “venda sob prescrição médica – o abuso deste medicamento pode causar dependência”. Tais medicamentos apenas podem ser vendidos com receituário especial de cor azul.

Por que a tarja vermelha tem contraindicações?

  • Esses medicamentos têm contraindicações e podem provocar efeitos colaterais graves. Nesse sentido, na tarja vermelha está impressa a mensagem “venda sob prescrição médica”. Representa os medicamentos que necessitam de retenção da receita, conhecidos como medicamentos psicotrópicos.

Quais são as tarjas dos medicamentos?

  • As tarjas dos medicamentos têm um sentido de ser e elas estão relacionadas ao que os provocam no organismo, desde os resultados mais simples até os mais complexos. Portanto, são classificados conforme o grau de risco que o seu uso pode oferecer à saúde do paciente.

Postagens relacionadas: