Como a taxa de juros funciona?

Como a taxa de juros funciona?

Como a taxa de juros funciona?

A taxa de juros está diretamente ligada à diferença entre o valor emprestado e o valor devolvido. No exemplo que utilizamos, a diferença entre o valor inicial e a quantia paga 1 ano depois foi de R$800. Podemos dizer, então, que esses R$800 foram os juros acumulados no período.

Qual a diferença entre juros e taxas?

  • Juros podem ser simples ou compostos. Eles são expressos em taxas percentuais válidas para um período, como 1% ao mês, 10% ao ano ou 0,1% ao dia. É possível converter as taxas de um período para outro, como passar uma taxa expressa ao mês para uma expressa ao ano ou vice-versa.

Qual a taxa de juro real?

  • Tal significa que a rendibilidade real será, na realidade, de ‑0,5%. Esta é a taxa de juro real, que é calculada subtraindo a taxa de inflação (3%) à taxa de juro nominal (2,5%). A taxa de juro real varia em função da taxa nominal e da taxa de inflação.

Qual a taxa de juros simples?

  • A taxa de juros simples ocorre quando o valor dos juros incide, a cada período, sobre o valor originalmente emprestado. Existe também a taxa de juros composta, que incide sobre todo o saldo devedor. Neste caso, o saldo devedor é o valor principal acrescido de juros, atualizado a cada período de incidência dos juros.

Como é cobrada a taxa de juros?

  • A taxa de juros pode ser cobrada de duas maneiras. A taxa de juros simples ocorre quando o valor dos juros incide, a cada período, sobre o valor originalmente emprestado. Existe também a taxa de juros composta, que incide sobre todo o saldo devedor.

Postagens relacionadas: