Como a taxa Selic nos afeta?

Como a taxa Selic nos afeta?

Como a taxa Selic nos afeta?

A Selic tem relação direta com a inflação. Isso porque, quando os juros estão muito baixos, o dinheiro circula mais, o que contribui com a inflação. O contrário também acontece: com juros mais altos, o número de empréstimos e financiamentos cai. ... Vamos explicar como a taxa básica de juros afeta os títulos de renda fixa.

Por que a taxa Selic é importante?

  • Tudo parece, em algum grau, estar relacionado com ela. Na verdade, é isso mesmo. A taxa Selic é tão importante no funcionamento do mercado que merece ser estudada e compreendida nos seus detalhes por quem está interessado em investir.

Por que a Selic é elevada?

  • Ela é a principal ferramenta que o Banco Central para controlar o volume de recursos em circulação. Por isso, quando a economia está aquecida e os preços começam a subir a ponto de minar a meta de inflação, a Selic é elevada.

Por que a Selic é “efetiva”?

  • Ela representa o alvo perseguido pela instituição para a Selic “efetiva”. Isso significa que o BC pode usar suas ferramentas – que basicamente são as negociações de títulos públicos – para conduzir a taxa efetiva o mais perto possível da taxa meta. O Copom se reúne a cada 45 dias para decidir que Selic “meta” vai vigorar no próximo mês e meio.

Por que a Selic serve para investimentos?

  • Na verdade, é isso mesmo. A taxa Selic é tão importante no funcionamento do mercado que merece ser estudada e compreendida nos seus detalhes por quem está interessado em investir. Para tirar todas as dúvidas sobre o que é a Selic, para que ela serve e como influencia os investimentos, InfoMoney preparou este guia completo.

Postagens relacionadas: