O que é síndrome nefrótica?

O que é síndrome nefrótica?

O que é síndrome nefrótica?

A síndrome nefrótica é um conjunto de sinais e sintomas que se caracteriza pela perda maciça de proteínas pela urina, tais como a albumina, a transferrina, as gamaglobulinas e as microglobulinas, e pelo surgimento de complicações que afetam vários órgãos e sistemas.

Porque ocorre síndrome Nefrotica?

Causas da síndrome nefrótica As causas secundárias podem envolver outras partes do corpo. Os distúrbios mais comuns causando a síndrome nefrótica são diabetes mellitus , lúpus eritematoso sistêmico (lúpus) e certas infecções virais. A síndrome nefrótica também pode resultar de inflamação do rim (glomerulonefrite ).

Por que a síndrome nefrótica é mais comum em crianças?

  • Em conclusão, a síndrome nefrótica em crianças é a glomerulopatia primária mais comum. Se você acha que seu filho pode estar sofrendo disso, procure o pediatra. Ele vai analisar a necessidade de consultar um nefrologista infantil. Como sempre lembramos: ninguém poderá te aconselhar melhor que um especialista.

Qual a causa da síndrome nefrítica?

  • Na síndrome nefrítica, o processo inflamatório pode ser desencadeado por inúmeros gatilhos, sendo o mais comum em nosso país as causas pós infecciosas, com destaque para a glomerulonefrite pós estreptocócica (GNPE).

Qual o medicamento mais indicado para a síndrome nefrótica?

  • Os medicamentos mais usados para o tratamento da síndrome nefrótica são: Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Qual a diferença entre nefrítica e nefrótica?

  • Nefrítica é mais abrupta e predomina no escolar; nefrótica é mais progressiva e predomina no escolar. Muitas vezes são clinicamente indistinguíveis. Diferentes tríades clássicas: “hipertensão, hematúria e edema” em nefrítica, “edema, hiperalbuminemia e hiperlipidemia” em nefrótica.

Postagens relacionadas: