Qual o conceito de taxa de lotação em pastagem?

Qual o conceito de taxa de lotação em pastagem?

Qual o conceito de taxa de lotação em pastagem?

Resumo: A taxa de lotação é a relação entre o número de unidades animais (UA) e a área por eles ocupada. O uso da unidade animal no cálculo da taxa de lotação tem a finalidade de padronizar o efeito das diferentes categorias animais sobre o pasto.

Como calcular a taxa de lotação?

  • Como exemplo para o cálculo da taxa de lotação, vamos considerar os seguintes fatores: Um pecuarista tem uma área de 10 ha com Brachiaria brizantha cv. Marandú onde cria vacas de leite. O manejo adotado para os piquetes será de 30 dias para o período de descanso e 2 dias para o período de ocupação.

Qual a taxa de lotação de animais por lote?

  • A taxa de lotação de pastagens indica qual o número limite de animais por lote. Esse número limitado, além de garantir uma boa pastagem, também facilita o manejo dos peões envolvidos na lida. Para dar conforto ao animal, o ideal é ter, no mínimo, 1 hectare por animal. Se você tem dúvidas a respeito dessa medida, fique tranquilo.

Como reduzir a taxa de lotação no período seco?

  • Vale a pena ressaltar que na época da seca, a produção de forragem é menor, portanto a taxa de lotação deve ser reduzida de 70% a 90%. A adoção de um sistema de irrigação minimiza a queda na capacidade suporte dos piquetes, ou seja, embora a taxa de lotação seja reduzida no período seco, esta redução será menos drástica.

Qual a taxa de lotação do pasto?

  • O consumo de pasto é fortemente determinado pela oferta ou disponibilidade de forragem. A taxa de lotação define a disponibilidade de pasto, isto é, a pressão de pastejo a que a pastagem é submetida. Para cada caso e momento estabelece-se uma relação inversa entre taxa de lotação e disponibilidade de pasto.

Postagens relacionadas: