Quando e como surgiu o teatro de sombras?

Quando e como surgiu o teatro de sombras?

Quando e como surgiu o teatro de sombras?

Em Paris, entre 17, havia um teatro especializado em teatro de sombras, chamado Sombras Chinesas. O teatro de sombras foi considerado precursor do cinema de animação e inspiração para a invenção das máquinas fotográficas e projetores.

Quais características do teatro de sombra?

A característica que se distingue desse tipo de proposta teatral é a criação de efeitos visuais através da utilização de uma fonte de iluminação poderosa que se projeta sobre uma superfície lisa e branca, a mais usual é sobre uma tela e uma parede.

O que é sombra no teatro?

Dá-se o nome de teatro de sombras ao espetáculo que consiste na criação de certos efeitos ópticos. Para a realização do teatro de sombras, precisa-se de uma lâmpada ou outra fonte de iluminação e uma superfície lisa e clara (podendo ser uma parede, uma tela ou um ecrã).

Onde surgiu o teatro de sombras e qual era seu objetivo?

No ano 121 a.C., vivia na China o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado. ... E, assim surgiu o “Teatro de Sombras”.

Como funciona o teatro de sombras na educação infantil?

  • O teatro de sombras, na Educação Infantil, é um recurso muito útil já que estimula a criatividade da criança, o desenvolvimento da linguagem e o gosto pela leitura. Conta a lenda que, lá pelo ano de 121, o imperador Wu Ti, pertencente à dinastia Han, ficou desesperado com a morte de sua bailarina preferida.

Como é o teatro de sombras chinês?

  • 中國影戏 (pinyin: zhōng guó ying xi), é o termo que designa o teatro de sombras chinês em geral; 皮影戏, (pinyin: pi ying xi), é o teatro de sombras que emprega marionetes de couro. As figuras das personagens são movimentadas por trás de uma fina tela, tão fina que suas silhuetas coloridas ganham alguma cor.

Qual a sombra do Mago no Palácio?

  • Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade.

Postagens relacionadas: