O que é uma mama adiposa?

O que é uma mama adiposa?

O que é uma mama adiposa?

O que é afinal? Se você recebeu o diagnóstico de que possui mamas densas ou conhece alguém nessa situação, isso significa que as mamas possuem pouca gordura (tecido adiposo) e muitas glândulas (tecido glandular), o que faz com que os seios se tornem mais densos do que o normal do corpo feminino.

Como identificar a densidade das mamas?

  • Enquanto o tecido fibroglandular aparece mais branco (denso). Dessa forma, é possível identificar o percentual de predominância do tecido fibroglandular, classificando a densidade das mamas. Durante a palpação, a mulher com a mama densa pode ter a sensação de que seus seios estão com muitos nódulos.

Qual a melhor maneira de identificar a mama densa?

  • No entanto, a maneira ideal para identificação da mama densa é a mamografia. Nela, observa-se claramente a distinção entre gordura e tecido fibroglandular, onde a gordura se apresenta mais escura. Enquanto o tecido fibroglandular aparece mais branco (denso).

Qual é o processo de redução da mama feminina?

  • Ao longo dos anos, a mama feminina apresenta um processo de redução do componente fibroglandular, com lipossubstituição progressiva. Esse processo é natural do corpo feminino e acelera-se principalmente após a chegada dos filhos e amamentação.

Quais são as falhas na mamografia?

  • Por esse motivo, mulheres com mamas densas apresentam falhas na mamografia com maior frequência, podendo mostrar nódulos mamários palpáveis em laudos normais de mamografia. Um médico mastologista, ao identificar a mama densa, pode solicitar exames complementares, como a ultrassonografia mamária, para um diagnóstico assertivo.

Postagens relacionadas: