O que é transferência no Psicodrama?

O que é transferência no Psicodrama?

O que é transferência no Psicodrama?

É coerente que o solo psicodramático privilegie o espaço da intersubjetividade em detrimento do intrapsíquico. A transferência é um fenômeno que se dá no espaço intrapsíquico, apesar de se revelar na intersubjetividade, enquanto a tele ocorre, necessariamente, num espaço intersubjetivo, como já afirmava Lima (1999).

O que é a tele para Moreno?

A tele consiste, basicamente, na capacidade de diferenciar pessoas, coisas e objetos como partes separadas de si mesmo e comunicar-se empaticamente com elas. Emerge, então, a tele para pessoas e a tele para objetos, a tele para objetos reais e para objetos imaginários. ...

O que é tele de Moreno?

A tele é considerada por Moreno como sendo um conceito social, enquanto que a empatia é considerada como um conceito individual, isto é, refere-se a uma noção psicológica. ... Ele diz: “Um indivíduo pode ser um auxiliar terapêutico para outro indivíduo” (Moreno, 1959a, p. 168).

Quem pode aplicar Psicodrama?

Qualquer profissional que procure uma metodologia de trabalho que lide com o ser humano, com grupos e com o resgate da criatividade e espontaneidade, encontrará isso no Psicodrama.

Qual a diferença entre tele e transferência?

Enquanto a transferência está ligada a episódios do passado que obscurecem a situação momentânea, a tele opera no aqui e agora, de forma sintonizada com o momento presente.

Quais são as principais características do Psicodrama de Moreno?

Para Moreno, o Psicodrama foi definido como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Drama significa ação ou realização. Assim, esta metodologia possibilita o desempenho livre de papéis e seus vínculos, ampliando a espontaneidade e a criatividade.

Quais são as técnicas do psicodrama?

  • O diretor do Psicodrama instrumentará, em cada situação, as técnicas que lhe pareçam mais adequadas e correspondentes ao momento do drama, segundo o tipo de vinculação que nele se expressa. A primeira etapa, em que há a indiferenciação do Eu e do Tu, corresponde à técnica do duplo. A segunda, do Reconhecimento do Eu, à técnica do espelho.

Como funciona o psicodrama e o teatro?

  • A ligação entre Psicodrama e teatro funciona como que fosse uma apresentação real. Em um palco existe um protagonista ou vários e são coordenados por um diretor. Assim, o trabalho é desenvolvido como que em uma peça real, mas os sentimentos também se tornam personagens.

Quais são os conceitos do psicodrama?

  • O psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se ...

Quem é o protagonista do psicodrama?

  • Protagonista: o protagonista pode ser um indivíduo, uma dupla ou um grupo. É quem, em psicodrama, protagoniza seu próprio drama. Representa a si mesmo e seus personagens são parte dele. Palavra e ação se integram, ampliando as vias de abordagem. Diretor: o psicoterapeuta do grupo é também o diretor psicodramático.

Postagens relacionadas: