Qual a toxicidade dos quimioterápicos?

Qual a toxicidade dos quimioterápicos?

Qual a toxicidade dos quimioterápicos?

A toxicidade é variável para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Nem todos os quimioterápicos ocasionam efeitos indesejáveis, tais como mielo depressão (diminuição das células do sangue), alopecia (queda do cabelo) e alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos e diarreia).

Como os quimioterápicos funcionam?

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

Quais os quimioterápicos mais utilizados?

Os medicamentos quimioterápicos frequentemente usados no tratamento do câncer de mama avançado incluem:

  • Taxanos (paclitaxel, docetaxel e paclitaxel).
  • Antraciclinas (doxorrubicina, doxorrubicina lipossômica peguilada e epirrubicina).
  • Agentes da platina (cisplatina, carboplatina).
  • Vinorelbina.
  • Capecitabina.
  • Gemcitabina.

O que é toxicidade hematológica?

A toxicidade hematológica trata-se da redução da produção de células do sangue (hemoglobinas, neutrófilos, plaquetas, etc.). Como consequência, o paciente pode ter anemia, palidez na pele, fadiga, aumento do risco de infecção e do risco de sangramento.

O que é toxicidade associada?

É aquela em que os efeitos tóxicos ocorrem após repetidas exposições , por um período longo de tempo, geralmente durante toda a vida do animal ou aproximadamente 80% do tempo de vida.

Como agem os quimioterápicos Antimetabólitos?

Já os fármacos antimetabólitos atuam na síntese de ácidos nucleicos e inibição de reações enzimáticas. São quimioterápicos ciclo-celular específicos, que atuam por ação metabólica causando bloqueio na síntese de DNA.

Qual o mecanismo de ação dos Antineoplasicos?

Os antibióticos antineoplásicos produzem seu efeito através de uma ação direta no DNA, inibindo sua síntese, e também do RNA (RANG et al., 2001). Os Antiinflamatórios não esterodais (DAINEs), inibem a enzima cicloxidase diminuindo a liberação de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos (ANDRADE, 2002).

Quais são os tratamentos quimioterápicos?

  • A prevenção e o tratamento adequado de eventuais efeitos colaterais dos tratamentos quimioterápicos são absolutamente fundamentais. O TMDI do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz estabeleceu protocolos e rotinas rígidos para evitar ou minimizar as chances de complicações mais sérias.

Qual a duração da infusão de quimioterapia?

  • A duração da infusão varia, dependendo do esquema, desde poucos minutos até mais de 72 horas. Geralmente, a infusão de quimioterapia ocorre em regime ambulatorial. Os pacientes vêm até o Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde são acomodados em salas individuais, onde recebem a infusão endovenosa.

Quando a quimioterapia é adjuvante?

  • Adjuvante: quando a quimioterapia é administrada após um tratamento com intenção curativa, como cirurgia ou radioterapia, quando o TMDI tem evidências clara de vantagens curativas na quimioterapia adjuvante, ou “preventiva”. Tentam assim reduzir os riscos da doença recidivar e recorrer em algum local no corpo.

Quais são os cateteres quimioterápicos?

  • Estes cateteres especiais, chamados de Portocath (ou Port-A-Cath) permitem acesso fácil, pouco doloroso e cômodo das enfermeiras para a colocação de soros e infusões. A prevenção e o tratamento adequado de eventuais efeitos colaterais dos tratamentos quimioterápicos são absolutamente fundamentais.

Postagens relacionadas: