Como funcionam as lagoas de estabilização?

Como funcionam as lagoas de estabilização?

Como funcionam as lagoas de estabilização?

As lagoas de estabilização são sistemas de tratamento biológico em que a estabilização da matéria orgânica é realizada pela oxidação bacteriológica (oxidação aeróbia ou fermentação anaeróbia) e/ou redução fotossintética das algas. Em geral, as lagoas apresentam excelentes eficiências de tratamentos.

Quais são os tipos de lagoas de estabilização?

As lagoas de estabilização podem ser: facultativas, associação entre anaeróbias e facultativas; aeradas seguidas de facultativas; aerada de mistura completa seguidas de lagoa de decantação, e ainda, lagoa de maturação.

Qual a relação das bactérias e algas para um perfeito funcionamento das lagoas de estabilização?

Os mecanismos envolvidos na remoção de matéria orgânica no sistema de lagoas de estabilização são resultados da simbiose que ocorre entre bactérias e algas. As bactérias facultativas utilizam a matéria orgânica como fonte de energia provocando a decomposição da matéria orgânica.

O que é uma lagoa de polimento?

Lagoas de polimento são uma tecnologia com grande potencial de aplicação em países em desenvolvimento por se tratarem de unidades que combinam o tratamento aeróbio a um tratamento anaeróbio eficiente (reator UASB).

Quais as características e condições ambientais das lagoas aeradas?

A lagoa aerada é do tipo aeróbia quando o sistema opera em regime de mistura completa (teoricamente), com aeração intensa, com turbulência suficiente para manter a biomassa em suspensão e distribuir o oxigênio dissolvido por toda a massa líquida, garantindo um processo totalmente aeróbio.

Qual a desvantagem das lagoas de estabilização?

  • As lagoas de estabilização apresentam como maior desvantagem, o fato de necessitarem de áreas muito maiores do que as dos outros processos de tratamento de efluentes.

Qual o parâmetro de uma lagoa?

  • Sistemas de Lagoas Item Parâmetro LF LA/LF LAF LMC/LD DBO 70 - 85 70 - 90 70 - 90 70 - 90 Nitrogênio 30 - 50 30 – 50 30 – 50 30 - 50 Fósforo 20 - 60 20 – 60 20 - 60 20 - 60

Qual a área requerida para a Lagoa?

  • Ls= Taxa de aplicação superficial (Kg DBO/ha.d) L = Carga de DBO afluente (Kg DBO/d) A = Área requerida para a lagoa (ha) ⇒ Ls(temperatura, latitude, exposição solar, altitude e outros)

Qual foi a primeira lagoa construída no Brasil?

  • A primeira lagoa construída no Brasil foi em São José dos Campos, SP, projetada de acordo com o sistema chamado “australiano”, sendo uma anaeróbia seguida de uma facultativa, com a finalidade de estabelecer parâmetros de projetos para outras lagoas em todo o país.

Postagens relacionadas: