Qual a importância da duplicata?

Qual a importância da duplicata?

Qual a importância da duplicata?

Funciona como um comprovante do contrato de compra e venda. Por meio de duplicatas, você consegue receber antecipadamente os valores das vendas da sua empresa. A medida funciona como um adiantamento de capital feito pelo banco.

Por que o desconto de duplicatas é uma operação de compra e venda?

  • É importante destacar que o Desconto de Duplicatas não é uma operação de compra e venda. Portanto, a intuição financeira tem o direito de regressar, caso o título não seja pago pelo devedor.

Como funciona a duplicata?

  • A duplicata é um documento emitido junto da nota fiscal por uma empresa que vende uma mercadoria ou presta um serviço a outra. Ela funciona como prova do contrato de compra e venda entre as partes, na qual consta o valor a ser pago e o vencimento do título. A duplicata funciona como um título de crédito.

Quais são as duplicatas descontadas?

  • Os valores de face das duplicatas descontados, de acordo com os preceitos contábeis, devem ser registrados numa conta do passivo circulante. Esta conta passiva recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

Como calcular uma duplicata?

  • Para ajudar você a entender como calcular uma duplicata, vamos usar o exemplo de uma empresa X que deseja fazer um desconto de R$ 5.000, no prazo de 60 dias, com uma taxa de desconto ao mês de 2%. Como sabemos, a duplicata tem, além da taxa de desconto que são os juros, a taxa administrativa.

Postagens relacionadas: