O que é hidrólise do amido?
O que é hidrólise do amido?
O processo de hidrólise enzimática do amido é realizado em duas etapas: a liquefação e a sacarificação. No processo de liquefação, os grânulos de amido são dispersos em solução aquosa, aquecidos (causando a gomificação) e hidrolisados parcial e irreversivelmente, com auxílio de uma -amilase (MAAREL et al., 2002).
Como ocorre a hidrólise de amido?
A hidrólise enzimática do amido ocorre naturalmente no início da digestão, durante a mastigação, onde é liberada a enzima alfa- amilase salivar que atua catalisando a hidrólise de algumas ligações do amido na boca, resultando em moléculas menores, comumente conhecidas por oligossacarídeos [2].
O que é o amido e como ele se forma nas folhas?
O amido é sintetizado em organelas denominadas plastídeos: cloroplastos das folhas e amiloplastos de órgãos de reserva, a partir da polimerização da glicose, resultante da fotossíntese. Nos vegetais, o polímero de glicose utilizado como reserva é o amido, que tem estrutura muito parecida com o glDP-glicose sintase.
Porque o amido é mais hidrossolúvel do que a sacarose?
São moléculas bem hidratadas devido a grande quantidade de grupos hidroxilas expostos que formam ligações com moléculas de água.