O que leva a hipertrofia cardíaca?
Índice
- O que leva a hipertrofia cardíaca?
- O que é hipertrofia cardíaca?
- Como ocorre a hipertrofia ventricular?
- Quais os estímulos que desencadeiam a hipertrofia excêntrica no coração?
- Como o ocorre a hipertrofia do ventrículo esquerdo em pacientes hipertensos?
- O que é um coração atrofiado?
- Qual o remédio para hipertrofia ventricular esquerda?
- O que quer dizer hipertrofia concêntrica?
- Como tratar a hipertrofia ventricular esquerda?
- Quais os riscos da hipertrofia ventricular esquerda?
- Qual a hipertrofia cardíaca fisiológica?
- Como ocorre a hipertrofia do miocárdio?
- Como ocorre a hipertrofia?
- Qual a diferença entre hipertrofia e hiperplasia?
O que leva a hipertrofia cardíaca?
O fator de risco mais comum para o desenvolvimento de hipertrofia cardíaca é a hipertensão arterial, também conhecida como hipertensão. A hipertensão arterial ocorre quando o sangue e os vasos sanguíneos têm que trabalhar mais para empurrar o sangue pelo corpo.
O que é hipertrofia cardíaca?
Resumo: A hipertrofia cardíaca é uma alteração caracterizada pelo aumento do músculo cardíaco (miocárdio). Esta, pode ser primária e congénita, denominando-se cardiomiopatia hipertrófica felina (CMH) ou secundária a outra patologia, como no caso de estenoses valvulares, hipertiroidismo, entre outras.
Como ocorre a hipertrofia ventricular?
A hipertrofia ventricular esquerda patológica pode se desenvolver em resposta a alguns fatores que exijam do ventrículo esquerdo um trabalho maior do que o normal para fazer o sangue fluir, como pressão arterial alta, estenose da válvula aórtica ou alguma outra condição cardíaca que imponha obstáculo a esse fluxo.
Quais os estímulos que desencadeiam a hipertrofia excêntrica no coração?
A hipertrofia excêntrica tem como estímulo inicial uma sobrecarga de volume e é caracterizada por uma parede cardíaca delgada e dilatação ventricular (aumentando o diâmetro da câmara), onde ocorre a adição dos sarcômeros em série.
Como o ocorre a hipertrofia do ventrículo esquerdo em pacientes hipertensos?
A hipertrofia ventricular esquerda nos hipertensos parece ser, inicialmente, um mecanismo compensatório ao aumento da pós-carga, mas está associada a alterações estruturais e funcionais do miocárdio.
O que é um coração atrofiado?
Ela se caracteriza pelo engrossamento do músculo do coração (miocárdio), fazendo com que seja mais difícil para o coração bombear o sangue. Muitas vezes a cardiomiopatia hipertrófica não é diagnosticada, uma vez que muitas pessoas apresentam poucos ou nenhum sintoma.
Qual o remédio para hipertrofia ventricular esquerda?
A losartana também diminui o risco de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como derrame, em pacientes com pressão alta e espessamento das paredes do ventrículo esquerdo do coração (hipertrofia ventricular esquerda).
O que quer dizer hipertrofia concêntrica?
Comentário: Nas doenças em que ocorre sobrecarga de pressão como por exemplo a estenose aórtica ou a hipertensão arterial sistêmica, ocorre hipertrofia das paredes do miocárdio com redução das câmaras cardíacas, o que recebe o nome de “hipertrofia concêntrica do miocárdio”.
Como tratar a hipertrofia ventricular esquerda?
O tratamento adequado para a reversão baseia-se na remoção de fatores precipitantes citados acima e controla pressórico adequado com o uso de IECA, antagonistas de cálcio, betabloqueadores e diuréticos (eficácia de formadecrescente).
Quais os riscos da hipertrofia ventricular esquerda?
Hipertrofia ventricular esquerda aumenta chance de morte súbita. Estudos demonstraram que o problema aumenta o risco de desenvolver algumas doenças, como insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), doenças coronarianas e até de morte súbita. O diagnóstico precoce ajuda a evitar essas complicações.
Qual a hipertrofia cardíaca fisiológica?
- A hipertrofia cardíaca fisiológica está relacionada a uma situação que envolve maior demanda energética por tempo determinado, como em atletas. Atletas de resistência podem apresentar uma hipertrofia excêntrica do coração, enquanto atletas de força podem apresentar um hipertrofia concêntrica do coração.
Como ocorre a hipertrofia do miocárdio?
- Por outro lado, nas doenças em que ocorre sobrecarga de volume, como por exemplo na insuficiência mitral, a hipertrofia do miocárdio é acompanhada de aumento das câmaras cardíacas, caracterizando a “hipertrofia excêntrica do miocárdio”.
Como ocorre a hipertrofia?
- A hipertrofia consiste em um aumento do volume celular, o qual pode acarretar, consequentemente, um aumento do tamanho do órgão, quando esse processo ocorre em várias células dessa estrutura.
Qual a diferença entre hipertrofia e hiperplasia?
- Esse processo é característico de órgãos em que as células possuem capacidade de divisão celular limitada, como no tecido muscular esquelético. No entanto, em alguns órgãos podem ocorrer a hipertrofia e a hiperplasia combinadas, também resultando em sua hipertrofia, como no caso do crescimento do útero durante a gestação.