Como ocorre a contaminação por Staphylococcus aureus?

Como ocorre a contaminação por Staphylococcus aureus?

Como ocorre a contaminação por Staphylococcus aureus?

As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. Apesar destas intoxicações não serem particularmente severas, são muito frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou em surtos.

Qual a forma do Staphylococcus aureus?

O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram positiva que cresce na forma de cachos de uva. Essa bactéria é considerada pelos médicos um problema, já que, além de provocar infecções, costumam ser encontradas na pele de até 15% dos seres humanos.

Qual é o formato deste microrganismo Staphylococcus aureus?

O que são Staphylococcus aureus? São bactérias Gram-positivas, no formato de cocos, que ao aumento do microscópio se arranjam na forma de cacho de uva.

Quais as bactérias que causam intoxicação alimentar?

A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos. Os principais agentes causadores são as bactérias Salmonella, Shigella, Escherichia Coli, Staphilococus e Clostridium e os Rotavírus.

Qual o relato de uma intoxicação alimentar causada por Staphylococcus?

  • O primeiro relato de uma intoxicação alimentar causada por Staphylococcus foi provavelmente apresentado por Vaughan e Sternberg em 1884. No entanto, só em 1914 Barber demonstrou de forma clara a intoxicação estafilocócica resultante do consumo de leite cru proveniente de uma vaca com mastite (Barber 1914).

Qual a origem da intoxicação alimentar por estafilococos?

  • A intoxicação alimentar por estafilococos resulta da ingestão de enterotoxinas estafilocócicas (EE) pré-formadas em alimentos e a maioria dos surtos se deve à manipulação inadequada destes, por falta de higiene pessoal ou pela higienização deficiente de utensílios e de equipamentos [12].

Quais são os alimentos relacionados à contaminação com as toxinas estafilocócicas?

  • Os principais alimentos relacionados à contaminação com as toxinas estafilocócicas são os cremes, bolos e coberturas de bolo, produtos feitos com ovos, carnes, frangos, atum e maionese (ACHESON, 2000). Os principais sintomas dessa intoxicação são vômitos e diarreia, podendo ocorrer também náuseas, cólicas abdominais e sudorese.

Qual a espécie mais resistente à intoxicação alimentar?

  • Entre as espécies de Staphylococcus, S. aureus é a mais importante em função de sua capacidade de adquirir resistência a antimicrobianos (como por exemplo, os S. aureus resistentes à meticilina, conhecidos como MRSA) e de sua patogenicidade, sendo a espécie mais relacionada a surtos de intoxicação alimentar.

Postagens relacionadas: