Como calcular o grau de dissociação de uma base?

Como calcular o grau de dissociação de uma base?

Como calcular o grau de dissociação de uma base?

Ouça em voz altaPausarAssim, quanto maior o grau, mais a base irá dissociar e maior será a quantidade de íons liberados na água. Baseando-se nesse fato, foi criada uma fórmula para calcular o grau de dissociação de uma base, na qual o número de unidades dissociadas é dividido pelo número de unidades adicionadas em água.

Como calcular a força da base?

  • Para determinar a força da base, temos que calcular o seu grau de dissociação (α) por meio do número de íons-fórmula dissociados (25) e o número de íons-fórmula total (60) da base na expressão abaixo: Como o α da base é maior que 5%, logo, trata-se de uma base forte. Exemplos de bases fortes (esquerda) e fracas (direita) Compartilhe!

Quais são as bases fracas?

  • Exemplos de bases fracas: O hidróxido de amônio (NH 4 OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15). O grau de dissociação do hidróxido de amônio (NH 4 OH) é igual a 1,5% a ...

Quais são as bases fortes?

  • Exemplos de bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca (OH) 2, Sr (OH) 2, Ba (OH) 2 ). O Mg (OH) 2 é uma exceção, sendo uma base fraca. O grau de dissociação do hidróxido de sódio (NaOH) é igual a 95% a 18ºC, sendo um composto iônico por natureza.

Quais são as bases?

  • As bases (hidróxidos ou álcalis) são compostos que, por dissociação iônica, liberam, como íon negativo, apenas o ânion hidróxido (OH-).

Postagens relacionadas: