Para que servem os carotenóides?

Para que servem os carotenóides?

Para que servem os carotenóides?

Carotenoides são os mais de 600 tipos de pigmentos encontrados em vegetais, algas e bactérias fotossintéticas. Eles são responsáveis pelas cores amarelo, vermelho e laranja e apresentam efeito antioxidante, prevenindo o organismo de doenças cardiovasculares, câncer e problemas nos olhos.

Onde se encontra os carotenóides?

Os carotenoides são pigmentos, vermelho, alaranjado ou amarelado naturalmente presentes em raízes, folhas, sementes, frutas e flores, que também podem ser encontrados, embora em menor quantidade, em alimentos de origem animal, como ovos, carnes e peixes.

Quais fatores podem levar à oxidação dos carotenóides?

Os carotenóides podem sofrer oxidação na presença de luz, calor e compostos pró-oxidantes.

Qual a importância do carotenoide para a visão?

A estrutura do carotenóide consiste alternar ligações dobro e únicas que permite que absorvam a luz visível. Os carotenóides tais como o lutein, o zeaxanthin, e o meso-zeaxanthin são encontrados principalmente no macula no centro da retina e absorvem até 90% da luz azul.

Qual a relação dos carotenoides com a visão?

O organismo humano obtém os carotenóides através da alimentação (mamão, cenoura...). Os carotenóides são precursores da síntese da vitamina A. Sua importância está na respiração celular aeróbia e na participação da formação de pigmentos retinianos (neste caso, prevenindo a cegueira noturna).

Onde os carotenoides podem ser encontrados na natureza?

Os carotenoides são corantes naturais, lipofílicos, com coloração amarela, laranja ou vermelha e se encontram amplamente distribuídos na natureza em algas, plantas, crustáceos, peixes, aves e micro- organismos.

Quais são os benefícios do licopeno?

O LICOPENO é um potente antioxidante capaz de proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, inclusive o CÂNCER.

Qual a melhor forma de aumentar a biodisponibilidade do licopeno?

O processamento de alimentos tem demonstrado aumentar a biodisponibilidade de licopeno, devido à liberação da matriz do alimento. Com isso, molho de tomate e purê de tomate são tidos como melhores fontes biodisponíveis de licopeno do que as demais fontes de alimentos não cozidos, tais como o tomate cru18.

Postagens relacionadas: