Como usar a corrente interferencial?

Como usar a corrente interferencial?

Como usar a corrente interferencial?

A corrente interferencial pode ser aplicada através de dois ou quatro eletrodos, dependendo do tamanho da área a ser tratada. As correntes alternadas de média frequência (maior frequência e ausência de propriedades polares) são mais adequadas para tratar os tecidos profundos.

Qual o objetivo da corrente interferencial?

A corrente interferencial é uma modalidade de eletroterapia bem conhecida da fisioterapia. ... Por permitir a aplicação de duas correntes ao mesmo tempo (o que gera a emissão de uma terceira corrente), a terapia é indicada para melhora da dor, cicatrização, reparo dos tecidos e contração muscular.

Como é formada a corrente interferencial?

A Corrente Interferencial é formada pela união entre duas correntes alternadas de Média Frequência que promovem oscilações em fases ou frequências diferentes e são aplicados num mesmo ponto. Dessa forma, um dos canais deve ter uma frequência fixa, enquanto o outro opera em frequência variável.

Qual o principal efeito fisiológico da corrente interferencial?

A corrente interferencial não possui uma ação anti-inflamatória, sendo seu efeito obtido pela inibição do estímulo nociceptivo através dos portões da dor. A dor é causada por estímulos sobre receptores periféricos, os nociceptores, por meio de mediadores químicos, estímulos térmicos ou mecânicos.

O que é corrente interferencial na fisioterapia?

A corrente interferencial é um tipo de eletroterapia que usa uma frequência alta (próxima aos 4000Hz) e alternada. Permite a aplicação de duas correntes ao mesmo tempo, sendo indicada para cicatrização, contração muscular, reparação de tecidos e melhora da dor.

Como funciona a terapia interferencial?

  • Desse modo, a estimulação contínua com uma corrente de frequência média, pode conduzir à inibição da reação ou a um bloqueio completo enquanto durar a estimulação. Na prática, a terapia interferencial é feita com duas frequências de correntes: 40 Hz (ajustada).

Qual a frequência da terapia interferencial?

  • Na prática, a terapia interferencial é feita com duas frequências de correntes: 40 Hz (ajustada). A superposição de uma corrente sobre a outra se denomina interferência. A corrente interferencial pode ser aplicada através de dois ou quatro eletrodos, dependendo do tamanho da área a ser tratada.

Quais são os efeitos da Corrente Interferencial?

  • Os principais efeitos da corrente interferencial é a estimulação seletiva das fibras aferentes mielinizadas (analgesia) e a normalização do balanço neurovegetativo (relaxamento e melhora da circulação).

Postagens relacionadas: