Como funciona o reconhecimento de assinatura?

Como funciona o reconhecimento de assinatura?

Como funciona o reconhecimento de assinatura?

O reconhecimento de firma é o ato pelo qual o tabelião, que tem fé pública, atesta que a assinatura constante de um documento corresponde àquela da pessoa que a lançou. Ou seja, é uma declaração pela qual o tabelião confirma a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento.

Como faço para reconhecer firma em meu nome?

Para que o reconhecimento de firma seja realizado é necessário:

  1. que a pessoa que assinou o documento tenha “ficha de firma” em Cartório de Notas. Caso não tenha, deverá comparecer para abrir o cartão de assinatura; e.
  2. que a assinatura do documento seja semelhante àquela da “ficha de firma”.

Por que o reconhecimento de firma não é recomendado?

  • Apesar de ser conhecido como um ato burocrático, o reconhecimento de firma não é algo que recomenda-se ser dispensado ao negociar por meio de um contrato, pois este ato aumentará a sua segurança jurídica. Curtiu nosso artigo?

Posso negociar com firmas reconhecidas?

  • Algumas negociações não necessitam de um contrato com as firmas reconhecidas, mas elas são recomendadas, visto que com elas você garante uma maior segurança jurídica.

Como é feito o reconhecimento de firma por autenticidade?

  • Os reconhecimentos de firma por autenticidade são efetuados em documentos que exigem maior segurança, como é o caso de transferência de veículos, contratos por fiador, títulos de crédito, autorização de viagens para menores, entre outros.

Quando deve ser feito o cartão de firma?

  • A confecção do cartão de firma deve ser feito na presença do Tabelião ou funcionário que tenha autorização para tal. Caso haja cartão, porém seja constatado divergência de assinatura, por mudança, já que as pessoas alteram sua assinatura com o passar dos anos, deverá ser atualizado.

Postagens relacionadas: