É construir significados pela interação entre o leitor e o texto?

É construir significados pela interação entre o leitor e o texto?

É construir significados pela interação entre o leitor e o texto?

Ler é comunicar-se com o mundo, encontrar respostas e vivenciar experiências. Ler é muito mais do que apenas decodificar letras ou palavras soltas.

O que significa interação com o leitor?

Para que haja interação entre autor e leitor, o primeiro, que detém a palavra, precisa ser informativo, claro e relevante, mapeando claramente as pistas que permitam uma reconstrução do significado e da intenção comunicativa.

Qual o papel do leitor na leitura?

O leitor possibilita ao romance nova vida, nova interpretação. Ele ressalta um novo valor que pode ser agregado à obra. O sujeito que lê questiona a narrativa para que possam emergir novos significados. É cumprindo estas funções que o leitor assumirá também seu papel de realizador da obra literária.

Como interagir com o texto?

É fundamental questionar o texto e buscar entender o motivo das informações estarem ali. É imprescindível anotar ou grifar o que achar mais significativo ou alguma dúvida que aparecer, isso vai tornar o seu estudo mais eficaz.

O que é interagir com o texto?

Esse alguém — o seu destinatário — ao decodificar a mensagem necessita de uma capacidade passível de desencadear pressuposições, de criar estratégias de compreensão, além da competência lingüística indispensável no processamento de qualquer texto. ... ler é interagir, é construir significado para o texto.

O que é foco na interação autor texto leitor?

* Foco no autor A leitura é o entendimento das idéias do autor. No texto produzido, o autor expressa suas idéias e cabe ao leitor captá-las da maneira como lhe é passado através do texto. *Foco no texto O leitor decodifica o texto, sendo a língua como um código.

Qual é a função de um leitor?

É função do leitor entender e interpretar a história. Já o narrador existe somente no mundo da história e aparece de uma forma que o leitor possa compreendê-lo. Algumas teorias, tanto na literatura como na comunicação, estudam especificamente o leitor.

O que é ser um leitor ativo?

A leitura envolve interação com aquilo que é lido, proporcionando a produção de sentidos. ... Assim, o ato de ler pressupõe um leitor ativo, que interage com aquilo que lê, processando e examinando as informações que lhe são apresentadas.

Qual a função da leitura?

  • Ela é uma atividade que exige daquele que lê o foco no texto, em sua linearidade; sendo assim, o leitor realiza uma atividade de reconhecimento, de reprodução e interpretação. A leitura deve ser compreendida como uma interação textos-sujeitos.

Como responder às perguntas sobre a leitura?

  • Essas perguntas podem ser respondidas de diferentes maneiras, as quais revelarão uma concepção de leitura advinda da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote. É inquestionável que a leitura é uma atividade de captação das ideias do autor, que depende também das experiências e conhecimentos do leitor.

Por que a leitura depende do conhecimento do leitor?

  • Uma vez que consideramos o fato de que a leitura depende do conhecimento do leitor, aceitamos também que uma mesma leitura pode gerar uma pluralidade de significados: um mesmo texto pode estabelecer, para diferentes leitores, uma diversidade de sentidos.

Quem é o leitor do texto?

  • O leitor é, pois, um construtor de sentido, sujeito ativo no processo, e não apenas um receptor passivo. Vale lembrar também que a interação entre o conteúdo do texto e do leitor depende de sua motivação e de sua intenção, haja vista que o processo sempre é regido pelos objetivos da leitura.

Postagens relacionadas: