O que precisa para regulamentar uma profissão?

O que precisa para regulamentar uma profissão?

O que precisa para regulamentar uma profissão?

Algumas profissões regulamentadas exigem que o profissional se registre em Conselhos Profissionais. No caso da profissão de Advogado, há, ainda, um requisito adicional para o exercício profissional: depois da graduação em Direito, é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Qual a importância de uma profissão ser regulamentada?

Além disso, a regulamentação tem tudo para aumentar a segurança jurídica dos profissionais que atuam na área, estabelecer tetos salariais justos, atrair novos talentos e fortalecer associações de classe.

Quais profissões não são regulamentadas?

Jornalista, artista, corretor de seguros, publicitário, atuário, arquivista e técnico de arquivo, radialista, estatístico, sociólogo, secretário e até guardador e lavador autônomo de veículos automotores são as profissões para as quais o registro junto às Superintendências Regionais de Trabalho não será mais exigido.

Quais são as profissões regulamentadas?

  • Estas protegem tanto o profissional prestador dos serviços quanto o consumidor que solicitou seu cumprimento. Nas profissões regulamentadas há uma proteção a mais, além das leis que regem a profissão, o contratante tem assegurado que será atendido por um profissional qualificado.

Como regulamentar a profissão de atuário?

  • Decreto-Lei nº 806, de 4 de setembro de 1969 - Dispõe sobre a profissão de Atuário e dá outras providências. Decreto nº 66.408, de 3 de abril de 1970 - Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Atuário, de acordo com o decreto-lei nº 806/69.

Qual a qualificação da profissão?

  • Qualificação: a profissão estando regulamentada, garante que quem tem certificação que comprove a habilitação para o exercício dessa atividade, está qualificado para tal;

Que perguntas podem te ajudar no processo de escolha profissional?

  • Separamos algumas perguntas que podem te ajudar no processo de escolha profissional já que buscar a resposta para elas contribui para que você se aproxime de você mesmo e do universo do trabalho, te dando mais segurança para decidir qual curso fazer e em qual área trabalhar. O que eu gosto de fazer e o que eu não gosto?

Postagens relacionadas: