Qual o significado de produtividade na construção civil?
Índice
- Qual o significado de produtividade na construção civil?
- Como medir a produtividade na construção civil?
- O que é produtividade e como melhorar a produtividade na construção civil?
- O que pode interferir na produtividade dos trabalhadores da construção civil?
- Como calcular índice de produtividade de mão de obra?
- Como melhorar a produtividade e reduzir o tempo para desenvolvimento e execução de empreendimentos da construção civil?
- Como medir a produtividade na construção civil?
- Quais os indicadores de produtividade na construção civil?
- Quais são as composições de custos para construção civil?
- Qual a ferramenta útil para a construção civil?
Qual o significado de produtividade na construção civil?
A produtividade na construção civil Ou seja, significa desenvolver estratégias que permitam usufruir melhor do espaço físico, das ferramentas, dos insumos, dos processos de transporte e, também, das técnicas de gerenciamento e, claro, da mão de obra.
Como medir a produtividade na construção civil?
Pois bem, o cálculo do coeficiente de produtividade é obtido calculando o Hh/m² (homem-hora por metro quadrado), de cada um dos serviços de execução. Assim, se um pintor leva duas horas para pintar 10 m² de parede, seu coeficiente é de 0,2 Hh/m².
O que é produtividade e como melhorar a produtividade na construção civil?
“Minimizar cientificamente o uso de recursos materiais, mão de obra, equipamentos etc., para reduzir custos de produção, expandir mercados, aumentar o número de pessoas empregadas, lutar por aumentos reais de salários e pela melhoria do padrão de vida no interesse comum do capital, trabalho e consumidores.”
O que pode interferir na produtividade dos trabalhadores da construção civil?
Os fatores que apresentaram maior desperdício de horas e que influenciam na produtividade são: “falta de capacitação e treinamento da mão de obra”, “insatisfação do trabalhador”, “falta de compromisso organizacional” e “falta de compromisso com a qualidade”.
Como calcular índice de produtividade de mão de obra?
Para calcular o número de homens-hora, basta verificar a quantidade de operários que se dedicaram ao serviço e por quanto tempo eles trabalharam. Uma RUP = 0,91 Hh/m2, por exemplo, indica que foram necessários 0,91 homens=hora para a realização de 1 metro quadrado de revestimento na fachada.
Como melhorar a produtividade e reduzir o tempo para desenvolvimento e execução de empreendimentos da construção civil?
- Produtividade na construção civil: 7 dicas para você melhorar! ...
- Planejamento. ...
- Boa gestão. ...
- Controle de custos. ...
- Adote a tecnologia a seu favor. ...
- Ofereça um treinamento eficiente a sua equipe. ...
- Reduza os serviços de terceirização. ...
- Invista em equipamentos de qualidade.
Como medir a produtividade na construção civil?
- Planejamento e controle de obras: com um plano afinado de execução sua obra não vai enfrentar desabastecimento nem desperdício de materiais. Também serão menos graves eventuais atrasos ou erros. Um instrumento tradicional para medir a produtividade na construção civil é a TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamento).
Quais os indicadores de produtividade na construção civil?
- O Volume 1 do Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, da CBIC, aborda a produção de: 1 Estrutura de concreto armado convencional; 2 Estrutura em paredes e lajes de concreto moldadas com uso de fôrma de alumínio. More ...
Quais são as composições de custos para construção civil?
- A publicação traz composições de custos para diversos serviços realizados num canteiro de obras. As composições de custo indicam a quantidade de horas, os equipamentos e a mão de obra necessárias para realizar cada serviços. Com isso, estabelece valores de referência para a produtividade na construção civil brasileira.
Qual a ferramenta útil para a construção civil?
- Outra ferramenta útil é o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil, da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). A entidade adotou, para a publicação, os conceitos de RUP (Razão Unitária de Produção), apresentado como RUP cumulativa e RUP potencial, e de CUM (consumo unitário de materiais).