O que é preciso para se fazer uma procuração?
O que é preciso para se fazer uma procuração?
Pessoa Física: o interessado em nomear um procurador deverá apresentar seus documentos pessoais originais (RG, CPF e certidão de casamento).
Qual a forma de procuração?
- Quanto à forma, há dois tipos procuração: a pública e a particular. A primeira é lavrada em cartório por um tabelião, em livro próprio, o qual será arquivado. Já a segunda, é lavrada pelo outorgante ou pessoa autorizada, datilografada ou de próprio punho.
Por que uma procuração pode ser útil?
- Uma procuração pode ser um instrumento muito útil tanto para facilitar a vida de quem precisa de ajuda para resolver diversas situações constantemente quanto naqueles casos onde a pessoa está impedida de responder por questões legais por qualquer motivo.
Quais são as procurações judiciais?
- Geralmente, nos processos judiciais, as procurações são “ad judicia”, ou seja, elas concedem poderes gerais para o advogado agir no processo (como apresentar contestação, comparecer em audiência, arrolar testemunhas, apresentar documentos, etc.).
Qual a possibilidade de uma procuração ser pública?
- Sem reserva de poderes: tratando-se de transferência definitiva, em que o procurador originário renuncia ao poder de representação que lhe foi conferido. Importante destacar que, há a possibilidade de uma procuração ser pública, mas o substabelecimento seja particular, conforme dispõe o artigo 655 do Código Civil de 2002: “Art. 655.