Como foi o barroco no Brasil?

Como foi o barroco no Brasil?

Como foi o barroco no Brasil?

O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.

Como é definido o barroco no Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.

Quando começou o Barroco na literatura brasileira?

  • No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira.

Qual a origem do Barroco?

  • Assim, a origem do barroco pode ser a partir: do termo italiano “barochio”, que, em florentino (um dialeto italiano), indica “fraude” ou “engano”; da própria língua portuguesa, com influência da palavra em latim “verruca”, significando “verruga” ou “irregular”.

Quais são as questões sobre o Barroco brasileiro?

  • Confira abaixo as questões sobre o barroco no Brasil e em Portugal comentadas pelos nossos professores especialistas. (UFRN) A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

Qual a linguagem utilizada durante o período do Barroco?

  • As obras produzidas durante o período do Barroco utilizaram muitas figuras de linguagem que estão relacionadas com o contexto histórico da época. As principais figuras de linguagem que foram utilizadas no movimento do Barroco são: Antítese: uso de termos que têm sentidos opostos. Paradoxo: uso de ideias que têm sentidos opostos.

Postagens relacionadas: