Qual é a principal função do retículo endoplasmático rugoso?
Qual é a principal função do retículo endoplasmático rugoso?
O retículo endoplasmático granular, que possui a membrana contínua à membrana externa que envolve o núcleo, tem como função principal guardar as proteínas que são usadas pela célula ou exportadas.
O que o RER produz?
O retículo endoplasmático rugoso (RER) também denominado como ergastoplasma, é formado por sacos comprimidos que possuem membranas com aspecto rugoso por causa da presença de grânulos (ribossomos). ... Produz lipídios – são produzidos no REL os principais componentes lipídicos de todas as membranas celulares.
Quais são os tipos de retículo endoplasmático?
- Existem dois tipos diferentes de retículo endoplasmático: retículo endoplasmático suave e o retículo endoplasmático áspero. O retículo endoplasmático áspero é encontrado em todos os tipos de células, enquanto o retículo endoplasmático suave é visto apenas em certas partes de algumas células.
Quais são os retículos da célula?
- O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos são estruturas membranosas compostas de sacos achatados e localizados no citosol da célula.
Quais são os tipos de retículos?
- Essas estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático. Pode-se distinguir dois tipos de retículo: rugoso (ou granular) e liso (ou agranular).
Quais são os tipos de lipídios produzidos no retículo liso?
- Outros tipos de lipídios produzidos no retículo liso são os hormônios esteroides, entre os quais estão a testosterona e os estrógeno, hormônios sexuais produzidos nas células das gônadas de animais vertebrados. Desintoxicação. O retículo endoplasmático liso também participa dos processos de desintoxicação do organismo.