O que é um projeto de intervenção no Serviço social?

O que é um projeto de intervenção no Serviço social?

O que é um projeto de intervenção no Serviço social?

Os projetos de intervenção social são atividades realizadas em uma realidade social a partir de um problema. A ação pode ser realizada nos campos da educação, assistência social, saúde e diversas áreas que têm como principal característica o envolvimento dos sujeitos nos processos de intervenção.

Qual o objetivo de intervenção profissional do assistente social?

A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...

Qual o projeto profissional do serviço social?

Os projetos profissionais [inclusive o projeto ético-político do Serviço Social] apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, institucionais e práticos) para o seu exercício, prescrevem ...

Como nasce um projeto de intervenção social?

O Projeto de Intervenção Social - PRIS, tem como base a ideia de uma relação dialética entre pesquisa e ação, supondo ainda que a pesquisa deve ter como função a transformação da realidade. Tanto pesquisador como pesquisados estão diretamente envolvidos em uma perspectiva de mudança.

Como fazer um projeto de intervenção profissional?

  1. Título. Escreva uma frase que permita identificar o tema do seu projeto e o problema para o qual se pretende buscar a solução.
  2. Apresentação. Elaborar uma síntese do projeto. ...
  3. Problema. O problema é a questão que se buscará resolver por meio do PI. ...
  4. Justificativa. ...
  5. Objetivos. ...
  6. Revisão de literatura. ...
  7. Metodologia. ...
  8. Cronograma.

O que é objeto de intervenção?

O objeto de intervenção define onde o profissional irá atuar, desta forma a questão social é o objeto genérico do serviço social. ... Atualmente, a profissão é regida pela lei 8.662 /93, que define os direitos e deveres do assistente social, ou seja, suas competências e atribuições.

Qual seria o papel da teoria na construção profissional do assistente social?

Pensar a articulação entre teoria e prática no Serviço Social permite-nos elucidar que a concepção teórico-metodológica exerce influência tanto na definição da finalidade a ser alcançada quanto nos meios a serem utilizados para atingir determinados fins.

Como apresentar o projeto de trabalho do assistente social?

  • Ao apresentar o projeto de trabalho, o assistente social estabelece parâmetros importantes da relação profissional dentro da instituição em que trabalha. Também é preciso que esse projeto seja um ponto de agregação da população demandatária.

Quais são as propostas do assistente social?

  • 3 3 Como trabalhador especializado, o assistente social deve apresentar propostas profissionais que vislubrem soluções para além da requisição da instituição, cujas demandas são apresentadas na versão burocratizada e do senso comum, destituídas da tradução ético-política ou da interpretação teórico-metodológica.

Qual a metodologia de trabalho do assistente social?

  • O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social fazem parte da metodologia de trabalho do Assistente Social que pode dar visibilidade, por meio do seu trabalho, às dinâmicas dos processos sociais que constituem o viver dos sujeitos.

Qual a atuação do assistente social na saúde?

  • A atuação do Assistente Social na saúde perpassa pela compreensão dos aspectos sociais, econômicos e culturais que interferem no processo de saúde- doença, e a busca de estratégias para o enfrentamento destas questões.

Postagens relacionadas: