O que é proliferação de linfoide atípica?

O que é proliferação de linfoide atípica?

O que é proliferação de linfoide atípica?

A doença deve-se à transformação maligna de determinadas células linfóides, que adquirem características atípicas e proliferam exageradamente a partir do tecido onde foram geradas, normalmente um gânglio linfático, mas também de uma outra acumulação de tecido linfóide presente no organismo: na faringe, no tubo ...

O que são as células linfóides?

Também conhecida como Célula Linfática ou Linfócito, a Célula Linfoide é um tipo de glóbulo branco no sistema imunológico. Os linfócitos se desenvolvem a partir de linfoblastos (células-tronco diferenciadas do sangue) em órgãos do sistema linfático, como o timo.

Qual a origem da doença linfóide?

  • A doença deve-se à transformação maligna de determinadas células linfóides, que adquirem características atípicas e proliferam exageradamente a partir do tecido onde foram geradas, normalmente um gânglio linfático, mas também de uma outra acumulação de tecido linfóide presente no organismo: na faringe, no tubo digestivo, em diversas glândulas, etc.

Quais são os órgãos linfoides secundários?

  • Os órgãos linfoides secundários são os locais onde ocorrem as respostas imunológicas. Eles incluem (1) os linfonodos, (2) o baço, (3) as tonsilas, e (4) agregados de linfócitos e células apresentadoras de antígenos presentes nos pulmões (tecidos linfoides associados aos brônquios) e na mucosa do trato digestório ...

Qual a função do linfócito?

  • A função do linfócito é proteger o organismo contra micro-organismos estranhos ao corpo. Por isso, na presença de infecções, os linfócitos são produzidos e liberados em maior quantidade para combater os agentes invasores e impedir a proliferação dos mesmos.

Quais são as células precursoras dos linfócitos?

  • As células precursoras dos linfócitos se originam na medula óssea fetal e continuam proliferando na medula, durante a vida pós-natal. A diferenciação em células imunocompetentes tem lugar na medula óssea e no timo, que são órgãos linfoides primários ou centrais.

Postagens relacionadas: