Quais são os pronomes oblíquos adequados?

Quais são os pronomes oblíquos adequados?

Quais são os pronomes oblíquos adequados?

Os pronomes oblíquos tônicos "mim", "ti", "nós", "vós", "ele", "eles", "ela", "elas" e "si" são usados a seguir de qualquer preposição, exceto "com". Os pronomes oblíquos tônicos "comigo", "contigo", "conosco", "convosco" e "consigo" indicam o caso comitativo, substituindo o uso da preposição com.

O que é oblíquo adequado?

Os pronomes pessoais oblíquos são indicados para uso sintático de objetos. Os pronomes o, a, os, as são utilizados para substituir o objeto direto. Os demais pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos e vos) tanto podem ser empregados para substituir objeto direto quanto indireto. ...

Como substituir o pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos átonos da 3ª pessoa apresentam duas formas diferentes, dependendo do tipo de objeto que eles substituem. Caso substitua um objeto indireto (ou seja, aquele que tem preposição), utiliza-se o pronome “lhe” ou “lhes”, dependendo do número da pessoa. Veja: A criança deu o brinquedo a ele.

O que é oblíquo exemplo?

Como explicitado, os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que têm função de complemento nas orações. Veja os exemplos: Ele realizou a tarefa. ... Quando se trata da preposição “com”, ela junta-se aos pronomes, dando origem às formas: “comigo”, “contigo”, “consigo”, “conosco” e “convosco”.

Qual o significado do pronome oblíquo?

  • O pronome oblíquo é aquele que substitui ou qualifica um nome, além de determinar uma das pessoas do discurso; e é usado como complemento verbal cumprindo o papel de objeto direto ou indireto. Você já separou todas as matérias para estudo, reservou um tempinho para cada assunto, mas acabou com um bloqueio enorme justo na parte gramatical?

Qual a função do pronome oblíquo na sentença?

  • Os pronomes oblíquos tônicos contraídos (contigo, por exemplo) freqüentemente exercem a função de adjunto adverbial de companhia ( ex.: Ele carregava este nome consigo). O pronome oblíquo, quando exerce a função de objeto direto, adquire formas especiais conforme a posição que ocupa na sentença.

Qual a função do pronome oblíquo na oração?

  • Essa variação na forma do pronome indica tão somente a função diversa que eles desempenham na oração: pronome reto marca o sujeito da oração; pronome oblíquo marca o complemento verbal da oração. Os pronomes oblíquos sofrem variação de acordo com a acentuação tônica que possuem.

Qual o pronome e o objeto direto?

  • O pronome e o objeto direto. O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. Esse nome pode vir substituído por um pronome. Quando isso ocorre, o pronome empregado deve ser o pronome oblíquo (me, te, o, se e etc.). O pronome reto (eu, tu, ele e etc) ocupa sempre a posição de sujeito da oração.

Postagens relacionadas: