O que é uma emergência psiquiátrica?
Índice
- O que é uma emergência psiquiátrica?
- Quais os objetivos do atendimento de pacientes em surto psicótico no Pronto-socorro?
- Quando procurar um Pronto Socorro Psiquiátrico?
- Qual a definição de urgência e emergência psiquiátrica?
- Como reagir frente ao surto de um paciente psiquiátrico?
- Como se dá o passo a passo do manejo de uma emergência psiquiátrica?
- O que fazer paciente psiquiátrico?
O que é uma emergência psiquiátrica?
Considera-se emergência psiquiátrica quaisquer distúrbios que sinalizam alterações nos pensamentos, nos sentimentos, nas ações ou nos comportamentos de alguém.
Quais os objetivos do atendimento de pacientes em surto psicótico no Pronto-socorro?
Os objetivos de um atendimento psiquiátrico emergencial são a estabilização do quadro, a exclusão de uma causa orgânica e o encaminhamento a um serviço capaz de dar sequência.
Quando procurar um Pronto Socorro Psiquiátrico?
Se a pessoa está com alguma dúvida, deve procurar atendimento. Se com um sofrimento muito intenso, não tem uma rede de apoio, não tem com quem compartilhar, dividir as angústias e dificuldades, precisa passar por uma avaliação".
Qual a definição de urgência e emergência psiquiátrica?
Emergência - situação de risco grave que exige uma intervenção imediata em minutos ou horas – o paciente está se colocando em risco ou colocando outra pessoa em risco. Urgência - situação de um risco menor que exige uma intervenção em curto prazo podendo ser em dias ou semanas.
Como reagir frente ao surto de um paciente psiquiátrico?
O ACS deve informar imediatamente a equipe de saúde sobre a situação. “Nunca banque o herói”. Em caso de violência deve ser chamada ajuda. Em caso de uso de armas (facas, armas de fogo ou outros instrumentos) pelo paciente a polícia deve ser acionada.
Como se dá o passo a passo do manejo de uma emergência psiquiátrica?
Primeira avaliação em emergências psiquiátricas
- Estabilização do quadro: identificar um sintoma alvo no paciente a ser abordado e controlado;
- Hipótese diagnóstica: detectar, mesmo que provisoriamente, uma possível causa para a situação de emergência que o paciente se encontra;
O que fazer paciente psiquiátrico?
Quando o paciente está em situação em que há necessidade de internação psiquiátrica, o melhor a se fazer é buscar um hospital especializado nessa área. Somente nesse tipo de instituição essa pessoa vai receber o tratamento ideal para o transtorno ou distúrbio psiquiátrico que apresenta.