O que quer dizer protesto para fins falimentares?

O que quer dizer protesto para fins falimentares?

O que quer dizer protesto para fins falimentares?

O protesto constitui meio pelo qual os credores de dívidas vencidas e não pagas procuram ter seus créditos recuperados e ao mesmo tempo tornarem pública a impontualidade do devedor.

Quando ocorre o protesto necessário?

O protesto necessário ocorre quando houver recusa total ou parcial do aceite na letra de câmbio e caso a letra não tenha sido aceita por um interveniente necessário ou não tenha sido paga (ROSA JUNIOR, 2006, p.

O que significa a palavra falimentar?

adjetivo Que está relacionado com falência, situação de insolvência que leva um comerciante ou empresa (pública ou privada) à bancarrota (quebra); falencial: situação falimentar do Estado prejudicará pagamento de salários. Etimologia (origem da palavra falimentar).

Como fazer protesto para fins falimentares?

9.492/97 os seguintes requisitos: I – data e número de protocolização; II – nome do apresentante e endereço; III – reprodução ou transcrição do documento ou das indicações feitas pelo apresentante e declarações nele inseridas; IV – certidão das intimações feitas e das respostas eventualmente oferecidas; V – indicação ...

O que é uma ação cambial?

Ação Cambial trata-se de uma ação executiva, e tem por finalidade cobrar títulos cambiários, como notas promissória, letra de câmbio, cheque, duplicata, e etc.

Quais as hipóteses para a realização de protesto?

Temos duas hipóteses de protesto necessário: 1. Falta de aceite necessário, para comprovar que o credor cumpriu com seus deveres de cuidado. 2. Falta de pagamento quando existem coobrigados secundários no título.

Quem tem o dever de tirar o nome do protesto?

Segundo a lei Nº 9.492, de 10 de setembro de 1997, artigo 26, § 1º e 2º, o procedimento de cancelamento de protesto é de responsabilidade do inadimplente. Ou seja, cabe ao devedor, após o pagamento da dívida, providenciar a baixa do protesto em cartório.

Quais são os casos de aceite facultativo?

  • Casos de aceite facultativo: são definidos por exclusão = tudo o que não for aceite necessário. A lei não permite testemunha, ou qualquer outro elemento extracartular para demonstrar o cumprimento do prazo de um ano (haja vista que a data é facultativa no título).

Qual o motivo de protesto?

  • Este motivo de protesto é o mais usual, cabível em todos os títulos de crédito ou documentos de dívida, desde que, a obrigação esteja vencida (exceção a observação nº1 abaixo).

Quando é aceite o saque incompleto?

  • Aparece em duas circunstâncias básicas: ou quando há uma relação afetiva entre o interveniente e o sacador; ou quando há uma relação de natureza societária (sociedade controladora que aceita o título sacado pela sociedade controlada). É o aceite feito em uma letra em branco (com o saque incompleto).

Qual a limitação da eficácia do aceite?

  • Conseqüências: há uma limitação da eficácia do aceite. É um aceite submetido a uma condição suspensiva implícita. Ou seja, até o título ser completado, este aceite não produz efeito. Ocorre nas situações em que há grave risco na recuperação do crédito (grande perígo de inadimplemento irreversível).

Postagens relacionadas: